COMPARTILHAR

Iris Araújo, Kajuru, José Nelto, Francisco Júnior, Lincoln Tejota e Schreiner são apontados como postulantes competitivos

Na semana passada, o Jornal Opção conversou com deputados federais, pré-candidatos a deputado federal e especialistas em pesquisa e experts em campanhas eleitorais. A todos fez a mesma pergunta: “Das 17 vagas para deputado federal, quantas efetivamente estão em jogo?” Os entrevistados disseram que é uma questão “muito difícil” de responder com precisão, porque ninguém tem bola de cristal. Mas sugeriram que pelo menos seis vagas — duas delas de Pedro Chaves, que deve ser candidato a senador, e Daniel Vilela, que planeja disputar o governo de Goiás — “estão em jogo” (Thiago Peixoto, do PSD, pode ser candidato a vice-governador).

É provável que ao menos seis deputados “serão trocados”.

A mai­oria frisou que o deputado federal Marcos Abrão, dado o contencioso com o governo do Estado, “dificilmente será reeleito”. Eles acreditam que as 17 vagas vão ser disputadas por 23 postulantes consistentes e sugerem que ao menos 11 atuais parlamentares serão reeleitos. Alguns deles, acreditam, terão de gastar muito dinheiro (caso de Lucas Vergílio, Ma­gda Mofatto e Alexan­dre Baldy). Em seguida, o jornal pediu que elaborassem uma lista dos candidatos que não têm mandato e podem ser eleitos. A lista é a seguinte:

 

1 — Francisco Júnior (PSD) — A Igreja Católica, sobretudo a Renovação Carismática, aposta suas fichas no parlamentar.

 

 

 

2 — Iris Araújo (PMDB) — Os entrevistados apostam que, ao lado de Jorge Kajuru (que afirma que pode disputar mandato de senador), deve ser uma das mais votadas. Desta vez, frisam, deve ser eleita.

 

 

3 — Jean Carlo (PSDB) — É mencionado como apoiado por uma forte estrutura financeira e tem apoio em vários municípios.

 

 

 

4 — Jorge Kajuru (PPR) — Se candidato a deputado federal, tende a ser o mais bem votado.

 

 

 

5 — José Mário Schreiner (DEM) — Se realmente for bancado por Ronaldo Caiado, será um can­didato forte. Está deixando o PSD.

 

 

 

6 — José Nelto (PMDB) — Dos postulantes do PMDB, é o que mais trabalha no interior, tendo conquistado apoios importantes, como os prefeitos Adib Elias, em Catalão, e Ernesto Roller, em Formosa.

 

 

 

7 — Lincoln Tejota (PROS) — Está montando estrutura, considerada de peso, em vários municípios.

 

 

 

8 — Tayrone di Martino (PSDB) — Tem o apoio do padre Robson, mas pode ser prejudicado pela candidatura de Francisco Júnior.

 

 

 

9 — Vanderlan Cardoso (PSB) — Forte em Goiânia e Senador Canedo. A tendência é que, se for eleito, contribuirá para a derrota de Marcos Abrão, do PPS.