16 políticos que saem fortalecidos da eleição de 2016 e cacifados para voos mais altos

Vários políticos sairão fortalecidos das eleições de 2016 e alguns deles estarão extremamente cacifados para o pleito de 2018. O Jornal Opção listou quinze políticos, com base não apenas em possíveis resultados eleitorais, mas sobretudo como articularam de maneira eficiente na eleição deste ano. É claro que a lista é mínima e outros nomes poderiam ser acrescentados e, com os resultados eleitorais em mãos, se poderá proceder à elaboração de nova listagem, mais ampla e, igualmente, precisa. A ordem dos nomes abaixo é puramente alfabética.

Adriana Accorsi em campanha | Foto: reprodução

 

1 — Adriana Accorsi/PT — Mesmo perdendo em Goiânia, cacifou-se para voos mais altos no futuro. A disputa na capital tornou-a mais conhecida no Estado.

 

 

antonio_gomide (12)

 

2 — Antônio Gomide/PT — Não há a menor dúvida: trata-se do político mais importante de Anápolis hoje, acima de seu irmão, o deputado Rubens Otoni. Ao assumir o controle da campanha do prefeito João Gomes, do PT, fortaleceu-a. Deve ser vice de Daniel Vilela em 2018.

 

daniel-vilela-foto-andre-lima-camara-federal

 

3 — Daniel Vilela/PMDB — Após derrotar um preposto de Iris Rezende, na disputa pela presidência do PMDB, o deputado federal atuou na campanha deste ano, em todo o Estado, com firmeza. “Habemos presidente” dizem os peemedebistas. Cacifado para o governo, em 2018.

 

francisco-jr-foto-rafael-batista

 

4 — Francisco Júnior/PSD — Em Goiânia, ficou conhecido como o “candidato das boas propostas”. É um nome para 2020 ou 2024. Em 2018, fortalecido em 2016, tende a ser reeleito deputado estadual.

 

 

Na foto Jânio Darrot

 

5 — Jânio Darrot/PSDB — O prefeito de Trindade, que deve ser reeleito, desponta como um dos principais líderes do tucanato para voos mais altos em pleitos futuros. É um gestor nato.

 

 

jose-eliton-foto-andre-saddi

 

6 — José Eliton/PSDB — O vice-governador e secretário de Segurança Pública é apontado por políticos de todo o Estado como um articulador vigoroso e atento ao processo eleitoral. Altamente cacifado para o governo, em 2018.

 

Plenário do Senado senadora lúcia vânia

 

7 — Lúcia Vânia/PSB — Discreta, como é de seu feitio, articulou o PSB em todo o Estado, com o apoio do PPS, e ocupou amplos espaços. De quebra, bancou um candidato consistente em Goiânia, Vanderlan Cardoso.

 

Magda-Mofatto-foto-face

 

8 — Magda Mofatto/PR — Ao abandonar a campanha do Delegado Waldir em Goiânia, concentrou-se no interior e fortaleceu sua base eleitoral, tanto para disputar a reeleição para deputada quanto para um mandato de senadora.

 

maguito-vilela-foto-fernando-leite

 

9 — Maguito Vilela/PMDB — O prefeito de Aparecida de Goiânia bancou Gustavo Mendanha para sua sucessão e o jovem surpreendeu saltando de 3% para a liderança absoluta.

 

 

Governador Marconi Perillo

Governador Marconi Perillo

 

10 — Marconi Perillo/PSDB — O governador permanece como o grande player da política de Goiás. Articulou em todo o Estado, movimentando as peças do xadrez político, e em Goiânia contribuiu para elevar Vanderlan Cardoso de 11% para 27% nas pesquisas.

 

 

Foto: Marcos Oliveira

Foto: Marcos Oliveira

 

11 — Ronaldo Caiado/DEM — O senador articulou em todo o Estado e lançou candidatos a prefeito, embora poucos, fortes. Sinal de que descolou em parte do PMDB. Mas, se Iris Rezende perder em Goiânia, fragiliza-se no Estado.

 

 

Deputado federal Rubens Otoni | Foto: Divulgação / Facebook

Deputado federal Rubens Otoni | Foto: Divulgação / Facebook

 

 

12 — Rubens Otoni/PT — Sem alarde, circulou por todo o Estado, reorganizando as bases de seu partido. Embora não apareça muito, deve disputar o Senado em 2018.

 

 

 

thiago-peixoto-foto-fernando-leite-jornal-opcao

 

13 — Thiago Peixoto/PSD — O deputado federal é uma vocação política confirmada e uma revelação em termos de gestão. Criativo e moderno, articulou muito no interior e por ir além da Câmara dos Deputados em 2018.

 

Na foto Vanderlan Cardoso

 

14 — Vanderlan Cardoso/PSB — Qualquer que seja o resultado em Goiânia, fincou pé na capital, tornando-se amplamente conhecido do eleitorado. Cacifado tanto na maior cidade do Estado quanto para futuros voos.

 

RAW_5437

 

15 — Vilmar Rocha/PSD — Poucos políticos articularam tanto no interior quanto Vilmar Rocha. Ao bancar um candidato em Goiânia, Francisco Júnior, revelou-se independente e político de posição sólida e firme.

 

senador-wilder-defende-aprovacao-da-mp-727-que-cria-o-programa-de-parcerias

 

16 — Wilder Morais/PP — O senador, de longe, parece anódino, dada sua discrição. De perto, para quem acompanha a articulação política, percebe-se que é hábil. Marconi Perillo aprecia sua lealdade política. Ele articulou em todo o Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.