A empresa que mais vendeu carros elétricos no mundo em 2023 foi a BYD. No Brasil, a empresa é presidida por Alexandre Baldy (PP), que também é presidente da Agência de Habitação de Goiás (Agehab). A gigante chinesa vendeu 3,02 milhões de carros movidos à eletricidade no último ano, desempenho suficiente para ultrapassar, e muito, americana Tesla, que vendeu 1,4 milhões de veículos.

O boletim das montadoras de veículos de 2023 destacou o crescimento nas vendas de veículo de energia renovável. Somente a BYD, em dezembro, vendeu impressionantes 34 mil veículos novos, registrando um aumento anual de 45%. As vendas acumuladas atingiram 3,0244 milhões de unidades em 2023, superando a meta anual de 3 milhões de unidades.

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Após atingir a meta de vendas, a BYD demonstrou comprometimento com os revendedores. Um investimento de 2 bilhões de yuans está programado para recompensar esses parceiros, distribuindo “envelopes vermelhos” com base no desempenho. As lojas que alcançaram a meta receberão 666 yuans (cerca de R$ 460) por carro vendido, enquanto as que não atingiram a meta serão recompensadas proporcionalmente.

Lucros Substanciais: Um Reflexo do Sucesso nas Vendas

A explosão nas vendas refletiu diretamente nos lucros da BYD. Nos três primeiros trimestres de 2023, o lucro líquido atribuível à controladora atingiu 21,367 bilhões de yuans, um aumento notável de 129,47%. O terceiro trimestre sozinho testemunhou um lucro de 10,413 bilhões de yuans, um aumento anual de 82,16%.
A BYD não apenas recompensou seus revendedores, mas também ofereceu incentivos significativos internamente. Os prêmios de lucro para os funcionários foram distribuídos com base no desempenho individual, demonstrando um compromisso abrangente com o sucesso coletivo.

Guerra de preços

Enfrentando fortes concorrentes no mercado de veículos com energia renovável, a principal estratégia da empresa chinesa foi iniciar uma guerra de preços para alcançar a meta de vendas em dezembro. A estratégia envolveu descontos substanciais em modelos populares, como o Qin e o Han, visando manter sua posição de liderança.

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Wang Chuanfu, presidente da BYD, delineou uma visão de longo prazo na reunião de comunicação com investidores. Ele prevê uma contínua guerra de preços no setor automotivo nos próximos 3 a 5 anos. Destacou a importância de agilidade para sobreviver nesse ambiente altamente competitivo.
Apesar do sucesso nas vendas, o mercado de ações da BYD enfrentou desafios. No primeiro pregão de 2024, as ações caíram 2,49%, atingindo 193,05 iuanes. Esse declínio contrasta com o desempenho excepcional da empresa nas vendas.

Parceria com Goiás

Com as operações da empresa tendo se iniciado em Goiás em outubro de 2022, os laços e a parceria com a BYD e o Estado de Goiás foram estreitados durante a visita da comitiva do governador à China em 2023. Empresários e investidores acompanharam a comitiva chinesa, ao lado do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna — irmão de Alexandre Baldy.

Após a viagem, o CEO da BYD do Brasil, Tyler Li, visitou Goiás para discutir investimentos no Estado. Joel Sant’Anna contou que o executivo da empresa chinesa esteve no Palácio das Esmeraldas, onde se reuniu com o governador e o presenteou com 100 carregadores elétricos. Os equipamentos serão distribuídos às cidades do interior, principalmente as turísticas, para que as pessoas tenham acesso “a essa energia verde e à descarbonização do mundo e do Brasil”.

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