Uma reviravolta após a bandeirada! Max Verstappen sagrou-se bicampeão mundial de F1 2022 após vencer o GP do Japão, neste domingo, 9. Mas até o holandês ficou confuso: o título só foi definido após punição de cinco segundos a Charles Leclerc, que cortou por fora da pista ao se defender de Sergio Pérez. Com a penalização, o monegasco da Ferrari caiu da segunda para a terceira colocação, garantindo a margem matemática para o bi do piloto da RBR.

A direção de prova alegou que, por mais que não tenha ganhado uma posição ao escapar dos limites, Leclerc sustentou uma “vantagem duradoura”. A determinação, segundo a FIA, leva em consideração as “inúmeras reuniões de pilotos onde os diretores de prova aconselharam que uma ‘vantagem’ seria considerada como obtida se você sair da pista e retornar na mesma posição enquanto se defende.”

Max deixa o Japão com 113 pontos de vantagem sobre o companheiro Sergio Pérez, novo vice-líder. É apenas um ponto a mais do que os 112 restantes em disputa. A Fórmula 1 segue para o GP dos Estados Unidos no dia 23 de outubro.

A prova

Com baixa visibilidade e sob bastante água, a prova em Suzuka foi marcada pela forte chuva e pelo incidente de Pierre Gasly com dois tratores. Leclerc chegou a assumir a ponta logo na primeira curva, antes da posição ser retomada por Verstappen. Ainda na primeira volta, o alemão Sebastien Vettel, da Aston Martin, e o chinês Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, rodaram e perderam posições.

Já o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, e o britânico Alexander Albon, da Williams, acabaram batendo após perder controle dos carros e foram desclassificados. Uma bandeira vermelha foi dada logo em sequência, paralisando a prova por quase duas horas, por conta da intensidade da chuva.

Na relargada, faltando cerca de 40 minutos para o fim do evento, todos os competidores foram obrigados a retomar com pneus de chuva. Já no início da retomada, porém, a maior parte das equipes optou pela troca para pneus intermediários, de maior velocidade. Com as mudanças, Zhou fez a melhor volta.

Leclerc, que chegou a ter o melhor tempo da pista, não conseguiu manter o ritmo na parte final da prova. Com isso, Verstappen abriu distância de mais de 25 segundos na pole position.

Após terminar a prova atrás do rival, o piloto da Ferrari ainda perdeu a segunda colocação para Pérez após punição por não completar a última curva do circuito, definindo o top 3 do grande prêmio.