Resultados do marcador: Rumo a Brasília

Eleito deputado federal, o parlamentar pretende defender as mesmas bandeiras
[caption id="attachment_106742" align="aligncenter" width="620"] Deputado Francisco Jr. durante coletiva de imprensa | Foto: Denise Xavier[/caption]
O deputado estadual Francisco Jr. (PSD) concorreu na última disputa pelas cadeiras da Câmara dos Deputados, em Brasília, e terminou eleito com mais de 110 mil votos para a próxima legislatura. O parlamentar deixará a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com “mais de 200 projetos apresentados, sendo mais da metade deles sancionados”.
Em entrevista ao Jornal Opção, o federal eleito conta que tem se esforçado para deixar poucos projetos tramitando na Casa até o final de seu mandato na esfera estadual. “São vários projetos importantes e que tiveram um apelo muito grande da sociedade para serem votados. Agora o que nos resta é trabalhar pela sanção dessas matérias.”
Sobre sua passagem pelo Legislativo goiano, o deputado ressalta que teve um mandato pautado pela interlocução com os diversos grupos organizados da sociedade. “O nosso mandato existe em favor da vida e da qualidade dela. Nós costumamos ouvir e acolher os grupos que carecem de atenção por parte do Poder Público. Juntamente a cada um deles é que elaboramos esses projetos", explica.
Dentre as diversas proposituras apresentadas por ele, Francisco Jr. destaca os que estão voltados aos anseios dos portadores de deficiência física, como a PEC que assegura que 1% dos cargos comissionados sejam destinados aos portadores de alguma deficiência. “Eles não são incapazes. Apesar de possuírem alguma deficiência são pessoas completamente capacitadas a desempenhar bem o seu trabalho”, justifica.
Ele também garante que continuará defendendo as mesmas bandeiras no Congresso Nacional na intenção de corresponder ao desejo de mudança do povo brasileiro. “As expectativas são as melhores possíveis. O País vive um tempo de mudança onde os brasileiros estão muito conscientes daquilo que não querem. O que eles querem é que precisa ser debatido e quero poder participar dessa construção”, pontua.

[caption id="attachment_6497" align="alignleft" width="400"] Iris Araújo, Rubens Otoni e
Giuseppe Vecci: favoritíssimos | Fotos: Fotos: Fernando Leite/Jornal Opção[/caption]
O Jornal Opção ouviu líderes políticos de vários partidos e pediu para que elegessem os “12 mais” para deputado federal na eleição de 5 de outubro deste ano. Tanto na situação quanto na situação há a aposta de que, com ou sem desgaste nas bases do PMDB, Iris Araújo tende a ser a mais bem votada. Há quase um consenso de que Giuseppe Vecci (PSDB), Thiago Peixoto (PSD) e Rubens Otoni (PT) vão disputar o segundo lugar. O petista é, aliás, o mais cotado para o segundo posto, mas pode até superar Iris Araújo.
Depois do pelotão de frente, Daniel Vilela (PMDB) é apontado como um dos favoritíssimos — ao lado de Alexandre Baldy (PSDB). Este é citado como o “candidato da estrutura”. Em seguida, foram mencionados Jovair Arantes (PTB) e Magda Mofatto (PR) — que, acredita-se, podem figurar entre os mais votados.
No pelotão intermediário aparecem, com louvor, João Campos (PSDB), Olavo Noleto (PT), Antônio Faleiros (PSDB) e Pedro Chaves (PMDB).
É óbvio que lista de favoritos não é, nem poderia ser, uma lista de eleitos. Alguns dos mencionados pelos líderes partidários podem ficar de fora. E, como a lista incluiu apenas 12 nomes, e existem 17 vagas, há outros favoritos, mencionados, mas não como “estrelas supremas”. Eis os nomes: Eduardo Machado (se disputar), do PHS, José Mário Schreiner, do PSD, Marcelo Melo (se disputar), do PMDB, Sandes Júnior, do PP, Roberto Balestra, do PP, Armando Vergílio, do Solidariedade, Heuler Cruvinel, do PSD, Paulo do Valle, do PMDB, Waldir Soares (PSDB) e Gilvan Máximo (PRB).