Resultados do marcador: Literatura
"Mesmo que muitos tenham livros à mão, mesmo que as bibliotecas se multipliquem, há que se lutar para que os alfabetizados sejam beneficiados com políticas de formação de leitores de literatura"
Criado e apresentado pela professora, atriz e doutora em literatura Helissa Soares, o Didosseia estreia nova temporada do Didocast nesta sexta-feira, 24, com a série "Poetas Goianos(as)". O podcast é dedicado a entrevista com autores e autoras que compõe o cenário poético contemporâneo de Goiás. Para o episódio de estreia, a convidada é a poeta Beta (m) Xreis, que também lança sua nova obra, Linguagema, a partir das 19h no Youtube.
O Didosseia é uma das principais plataformas de difusão literária de Goiás, com mais de cinco anos de atuação. O projeto tornou-se referência ao promover discussões aprofundadas e acessíveis sobre literatura clássica e contemporânea, além de valorizar a produção de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+. Ao todo, o canal já conta com mais de 300 vídeos publicados entre análises, oficinas, entrevistas e performances.
A nova série do Didocast reúne 12 entrevistas com poetas nascidos ou radicados na Grande Goiânia, ampliando a visibilidade de uma cena literária reconhecida nacionalmente pela vitalidade e inovação estética. Entre os nomes confirmados estão Beta (m) Xreis, Rico Lopes, Fernanda Marra, Miguel Jubé e Baale. Cada episódio aborda o processo criativo, as relações entre poesia e território e os desafios da escrita no Brasil contemporâneo.
Além das entrevistas, o projeto também oferece oficinas gratuitas de criação e leitura poética ministradas pelos próprios convidados. As atividades estão disponíveis no canal do Didosseia e podem ser acessadas mediante inscrição simples via formulário on-line.
A iniciativa foi contemplada pelo Edital nº 012/2024 – Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB), executado pela Secult Goiânia, voltado à manutenção de espaços e projetos culturais que atuam de forma continuada na democratização do acesso à cultura.
Serviço
Estreia da série Didocast – “Poetas Goianos(as)”
Convidada: Beta (m) Xreis
Data: Sexta-feira, 24 de outubro
Horário: 19h
Onde assistir: Canal Didosseia no YouTube – https://www.youtube.com/c/didosseia
Oficinas gratuitas: https://forms.gle/g2NH3WAbNmUNPjr27
Leia também:
Por que prefeitos reeleitos podem disputar um terceiro mandato consecutivo
Alta no café: especialista explica os impactos e o papel de Goiás no cenário nacional
Exemplares do manifesto estarão disponíveis para venda durante encontro de ativistas e pesquisadores na luta ambiental e social
A obra, ambientada em Goiânia e inteiramente situada ao longo de um único dia, na semana do primeiro turno das eleições de 2018, acompanha o personagem Paulo em uma jornada introspectiva
As listas de apostas, embora não oficiais, são tradicionalmente acompanhadas por críticos e leitores como termômetro das expectativas literárias
Nascida no Rio de Janeiro, Milly Lacombe foi uma das primeiras mulheres a comentar futebol na televisão brasileira
A seguir, uma seleção de livros essenciais — obras-reportagens, biografias investigativas, análises políticas e guias de prática jornalística
Escritor angolano, uma das vozes mais importantes da literatura africana contemporânea, fará conferências e lançamentos em Poços de Caldas, Brasília, Goiânia, Rio e São Paulo
Capa de "O Piano Encantado de Cristofori" é resultado de cuidadosa colaboração entre autora e ilustrador
A jornalista agora ocupa a cadeira número sete da ABL. O economista Cristovam Buarque ficou seis votos atrás na votação
“Enquanto vivo, foi o escritor mais importante do mundo”, disse o crítico literário Salatiel Alves Côrrea
A mitologia grega influenciou o teatro de Sófocles e Eurípides, a filosofia de Platão e Aristóteles, a arte renascentista, e dessa forma, até mesmo a construção do imaginário moderno.
"A ideia é tentar, então, mapear como o mundo contemporâneo pensa a partir das palavras que estão na moda"
Maus usa uma metáfora visual marcante. Judeus são ratos, nazistas são gatos e poloneses são porcos. Essa escolha cria uma atmosfera opressiva e tensa. Ademais, explicita a desumanização dos judeus.
Os temas do Philogelos revelam muito sobre a sociedade grega de 1600 anos atrás. O humor frequentemente zombava de pessoas consideradas burras, assim como de escravos e carecas.
