Resultados do marcador: Imprudência

Encontramos 9 resultados
Goulart cometeu um grande erro

Reformas de base provocaram a ditadura militar

Cinco pessoas morrem em acidente na BR-040, em Cristalina

De acordo com testemunhas, a colisão foi causada depois de um dos veículos realizar uma ultrapassagem em local proibido

Número de veículos em circulação cai, mas multas aumentam em Goiânia

Em setembro deste ano, a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) registrou 78.036 multas na Capital

Trânsito em Goiânia | Foto: Jornal Opção

O número de infrações de trânsito aumentou em Goiânia durante a pandemia de Covid-19. Em setembro deste ano, a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) registrou 78.036 multas na Capital. No mesmo período de 2019, foram 76.421.

Os números da SMT mostram que embora o número de veículos em circulação diminuiu nas ruas de Goiânia, as multas aumentaram. Basta comparar o cruzamento da Avenida T-63, com a Av. T-15. Em março de 2019, passaram 246.498 veículos no local. Já neste ano foram 201.474 veículos.

No mesmo mês de março, início das medidas de isolamento social para conter o coronavírus em Goiânia, houve queda nas infrações de trânsito, que caíram de 75.481, em 2019, para 64.699, em 2020.

Aumento de fluxo e multas

Com o passar dos meses, com as medidas de restrição sendo flexibilizadas, o número de veículos aumentou nas ruas e também o número de infrações. Ainda assim, a quantidade de veículos registrada continuou menor quando comparada com o mesmo período do ano passado. No entanto, as multas cresceram.

Em junho do ano passado, por exemplo, passaram 157.072 veículos no cruzamento das avenidas 85 e Alameda Cel. Joaquim Bastos. Neste ano foram 118.769. No mesmo mês, o cruzamento da Avenida T-63, com a Av. T-15 recebeu 199.323 veículos, enquanto no ano passado foram 234.660. Enquanto entre as Av. 85 e Av. T-11 foi 108.772, neste ano, contra 160.216 no ano passado.

Ainda assim o número de multas em Goiânia permaneceu quase o mesmo. Em junho de 2019 foram registradas 62.753, enquanto neste ano 62.735.

Em setembro o número de multas já ultrapassou do ano passado. Mesmo com a queda das medidas de isolamento social, o número de veículos permaneceu abaixo da média, enquanto o número de infrações subiu de 76.421, em 2019, para 78.036, em 2020.

Para efeito comparativo. Passaram 234.660 veículos no cruzamento da Av. T-63 e Av. T-15, em 2019, e 213.736. No cruzamento da Av. 85 com a Cel Joaquim Bastos foram 128.008 este ano, contra 157.072 no ano passado. E 131.165, em 2020, contra 160.216 na Av. 85 com Av. T-11.

Comportamento

De acordo com o secretário municipal de trânsito, Horácio Mello, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) expediu normativa ainda em março para que os motoristas não fossem notificados das multas recebidas. Com isso, há 300 mil multas autuadas, mas não notificadas em Goiânia.

Horário Mello diz que o atraso ou até a falta de notificação diminuem o poder educativo das multas. Ele explica que quando um motorista é notificado tende a diminuir a velocidade e tomar maiores cuidados no trânsito, a não notificação dá um ar de impunidade.

O secretário também cita a melhoria no asfalto. Ele diz que é reconhecido que os motoristas ao se depararem com melhorias nas vias tendem a aumentar a velocidade. O excesso de velocidade é a causa de cerca de 62% do número total de multas registradas na Capital.

"Não caiu a ficha do motorista que o trânsito também mata. E o pior é que não é algo que estamos sujeitos como o vírus, se trata de um comportamento, que podemos mudar", aponta.

Mudança

A partir de 1º de novembro, entram em vigor os requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques definidos pela Resolução Nº 798, publicada em setembro pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com as medidas, o Contran, órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, pretende privilegiar o caráter educativo, em vez do meramente punitivo, em suas fiscalizações ostensivas no trânsito.

Motorista embriagado causa acidente e motociclista morre na BR-364

Veículos colidiram na BR-364, no trecho entre São Simão e Cachoeira Alta

Isis Valverde leva bronca do Detran ao postar foto em carro com pé para cima

No Instagram da atriz, órgão do Rio de Janeiro comentou com dicas de segurança durante viagem

SMT flagra motoristas trafegando na Marginal Botafogo a 150 km/h

Em pouco tempo, condutores foram flagrados trafegando em velocidade acima do permitido, que é de 80 km/h

Motorista bêbado tomba caminhão em rodovia de Goiás com filho dentro do veículo

Criança não se feriu e ficou as cuidados do Conselho Tutelar. O condutor responderá pelo crime previsto no código de trânsito

Confira vídeo: Cadeirante é flagrado pegando “rabeira” em caminhão pelas ruas da Grande Goiânia

Uma cena no mínimo inusitada chamou a atenção de quem passava pela Avenida Rio Verde, em Aparecida de Goiânia. Em um vídeo postado recentemente no YouTube, um cadeirante aparece segurando a parte traseira de um caminhão em velocidade. Para fazer o conhecido “rabeirão”, o portador de deficiência física trajava um capacete e se virava como podia para acompanhar o veículo em meio ao trânsito. No vídeo, os jovens responsáveis pela gravação brincam com a situação e se impressionam com a agilidade do cadeirante. Aparentemente, o motorista do veículo tinha conhecimento da carona improvisada. Caso fosse pego em flagrante, o dono do caminhão teria que pagar uma multa de R$ 52, além da perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Confira o flagrante: https://www.youtube.com/watch?v=rRU59sYTwwM