Resultados do marcador: Contra Violência

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho, instituição vai participar de mostra “Sorrisos não envelhecem"

Projeto de Lei que propõe profissionais nas redes públicas de ensino fundamental e médio será debatido em audiência

O governador Marconi Perillo disse, durante assinatura do decreto, que a violência no Estado o preocupa. Iniciativa faz parte do Programa Goiás Cidadão Seguro, que atuará na prevenção à violência
[caption id="attachment_9368" align="alignleft" width="620"] O governador assinou o decreto que institui o Grupo de Trabalho de Apoio às Ações de Controle de Redução da Criminalidade em Goiás | Foto: Lailson Damasio[/caption]
Nos seis primeiros meses deste ano o número de homicídios na capital cresceu mais de 4,1% comparado com o mesmo período do ano passado. Na tentativa de inibir o crescimento da violência urbana na Grande Goiânia, o governador Marconi Perillo assinou, na manhã desta terça-feira (8/7), decreto que cria o Grupo de Trabalho da Segurança Pública e o apoio às ações de controle e redução de criminalidade.
O decreto faz parte do Programa Goiás Cidadão Seguro e o Grupo de Trabalho, que atuará na prevenção à violência. A medida é composta por diversas secretarias de Estado, pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), além de contar com a participação da Prefeitura de Goiânia. Conforme o tucano, a ação visa diminuir 10% da criminalidade no período de um ano.
O grupo vai iniciar suas ações nas regiões mais violentas da capital. Durante a assinatura, o governador Marconi Perillo citou os bairros da cidade, chamados pela SSP-GO de “manchas criminais”, em que a incidência de homicídios é mais frequente. São eles: Jardim Novo Mundo, Pedro Ludovico, Guanabara, Central, Real Conquista, Norte Ferroviário, Primavera, Amazônia, Vila Finsocial, São Francisco, Vera Cruz, Eldorado Oeste, Estrala Dalva, Recanto das Minas Gerais e Curitiba.
Este modelo de ação, segundo o vice-governador José Eliton (PP), já foi implantando nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros países como Estados Unidos da América e Colômbia. “É uma estratégia definida por todo aparato de segurança pública, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. A partir desse grupo iremos oferecer serviços públicos, espaços de lazer, integração e convivência, com o objetivo de dar oportunidade para os cidadãos que vivem nessas áreas que apresentam maior criminalidade”, disse.
O grupo será coordenado pelo secretário de segurança pública, Joaquim Mesquita, e presidido pelo vice-governador do Estado, José Eliton. “O grupo articulará as diversas secretarias do Estado em apoio às ações desenvolvidas pela polícia de Goiás com a supervisão da SSP”, salientou Joaquim Mesquita.
José Eliton acredita que o consumo e o tráfico de drogas são os maiores responsáveis pela criminalidade no Estado e no país. Na oportunidade o pepista citou o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) como uma ação importante para reprimir a violência. A unidade do Credeq de Aparecida de Goiânia está prevista para ser inaugurada no segundo semestre deste ano.