Após Trindade ser reconhecida a Capital da Fé, Festa do Divino pode virar patrimônio cultural de Goiás

10 agosto 2023 às 16h55

COMPARTILHAR
O deputado estadual, Coronel Adailton (Solidariedade), propôs o Projeto de Lei 1469/23 com o objetivo de conferir o status de patrimônio cultural e imaterial do Estado de Goiás à festa do Divino Pai Eterno, que ocorre na cidade de Trindade.
A cidade tem emergido como um dos principais destinos turísticos religiosos no Brasil e se destaca como uma das cidades que mais recebem peregrinos. A Romaria de Trindade, que ocorre atualmente, é considerada o maior encontro religioso do Centro-Oeste, o segundo maior em todo o país e também abriga a maior festa global dedicada ao Divino Pai Eterno.
No ano de 2023, a festa atraiu aproximadamente 3,5 milhões de fiéis ao longo de seus 10 dias de realização, conforme indicado pelos organizadores. O comparecimento do público superou todas as previsões, estabelecendo um novo recorde de participação desde o início das celebrações, há 183 anos.
Segundo o deputado Coronel Adailton, o sucesso deste ano pode ser atribuído à participação especial do renomado cantor Roberto Carlos, que se apresentou gratuitamente durante a festa. A performance ocorreu na Praça do Santuário e atraiu uma multidão de fãs vindos de diversos estados do Brasil.
“A Romaria também contou com cerca de 300 carros de bois que fizeram a peregrinação de várias regiões interioranas do estado até a Capital da Fé, uma tradição que é considerada Patrimônio Cultural Brasileiro, além de contar com a presença de 4 mil cavaleiros e muladeiros no tradicional desfile da Romaria em louvor ao Divino Pai Eterno”, argumentou.
Atualmente, o projeto encontra-se na fase de análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Leia também: