Os 10 jogadores que roubaram a cena no Brasileirão

Lista inclui zagueiro do Santos de apenas 17 anos e jogadores de Grêmio e Sport, ambos rebaixados

Aos 20 anos, André é um dos destaques do Fluminense | Foto Lucas Merçon / Fluminense FC

O campeonato mais disputado do mundo chegou ao fim na última quinta-feira 09. Estou Falando do Brasileirão da série A, edição 2021. E, como sabemos, o Brasil é um grande celeiro de bons jogadores. Por aqui surgem ano após ano garotos que se destacam, seja nas categorias de base dos clubes, seja nos terrões espalhados por esse país a fora. (Que aliás precisam ser mais observados).

Todo final de competição costuma se elaborar uma lista com os melhores do campeonato, com aqueles que se destacaram como as revelações da competição. Por vezes, os garotos que conseguem este destaque viveram momentos complicados nos próprios clubes, sendo deixados de lado por alguns treinadores que não enxergam neles capacidade para atuar no time profissional, acabam até sendo emprestados para disputa de estaduais.

Porém, este ano foi muito diferente para os clubes que não puderam investir muito alto em elencos e se viram “obrigados”, há usar jogadores das bases. O Jornal o Globo elaborou uma lista com o nome e o clube de cada atleta que conseguiu se destacar em um campeonato tão difícil como o Brasileirão. Levou-se, em consideração somente jogadores até 23 anos.

Nesta lista está o lateral-direito do Flamengo Matheuzinho, de 21 anos, com 28 jogos. Ele, é dono das maiores chances criadas durante toda a competição, ou seja, ele foi o lateral mais decisivo. Uma grata surpresa para o nosso futebol, que está muito carente de laterais – até para a nossa seleção.

Outro que nos alegrou muito é o primeiro da lista, o meio-campista André, de 20 anos, do Fluminense, que entrou no time titular por causa de uma lesão do experiente Hudson. O garoto esbanjou talento dentro de campo, encantando a todos. Podemos afirmar que foi o grande responsável pela alavancada e a ida do Fluminense para a libertadores. Sabe o ditado “há males que vem para o bem”, foi exatamente isto que aconteceu. Está é uma posição de muita carência na amarelinha.

Na segunda colocação está o jovem lateral-direito do Grêmio Vanderson, de 20 anos, que aliás foi uma das poucas boas notícias do tricolor gaúcho, que caiu para a série B.

Kaiky, de apenas 17 anos, é o único zagueiro da lista. O jogador do Santos é o mais novo da turma. O peixe tem o costume de lançar jogadores muito novos, tendo acertado na maioria das vezes. Pelé, o maior ídolo do clube, tinha apenas 16 anos quando se tornou artilheiro do paulistão. Neymar, assim como Kaiky, tinha 17 quando tornou-se titular. São bons exemplos. O futebol carece de bons zagueiros.

Assim como o Grêmio, o Sport Recife, que também jogará a próxima série B, teve o privilégio de revelar não apenas um, mais dois jogadores que poderão render uma boa quantia para o clube a curto prazo.

Veja a lista completa pela ordem:

1º André – Fluminense – meio-campista

2º Vanderson – Grêmio – lateral-direito

3º Kaiky – Santos – zagueiro

4º Gabriel Pereira – Corinthians – meio-campista

5º Matheuzinho – Flamengo – lateral-direito

6º Mikael – Sport – atacante

7º Gustavo – Sport – meio-campista

8º Gabriel Pirani – Santos – meio-campista

9º Rodrigo Nestor – São Paulo – meio-campista

10º John Kennedy – Fluminense – atacante

Por Cilas Gontijo, estudante de jornalismo da Faculdade Araguaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.