A cidade de Aparecida de Goiânia completa 101 anos de sua fundação nesta quinta-feira, 11, e realiza o tradicional desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade. A data é comemorada com um bolo de 101 metros de extensão, que é tradicionalmente servido à população. O bolo foi partido simbolicamente pelo prefeito Vilmar Mariano, que em seu discurso enalteceu a parceria com o governador Ronaldo Caiado.

“O povo de Aparecida é muito trabalhador e tem neste dia no ano um momento de divertimento muito merecido. Não pode haver aniversário sem bolo, por isso esta festa linda. Quanto ao governador, o meu relacionamento com Ronaldo Caiado é o melhor possível, está aqui ao meu lado o presidente do Detran, Delegado Valdir, um grande parceiro, para confirmar. Passado o período eleitoral o que precisa ser feito é a gestão, o que só é possível com parcerias”, afirmou Vilmar Mariano.

Leia mais: Vilmar Mariano: “Vou ter o apoio de Caiado, Daniel e Mendanha para minha reeleição”

Arquibancadas foram montadas em frente ao Aparecida Shopping para o público acompanhar o desfile de agentes da Guarda Civil Municipal, de militares da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro, além de bandas marciais, escolas e outros grupos. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas prestigiem a programação.

Breve história de Aparecida

A história de Aparecida começou em 11 de maio de 1922. Naquela data, famílias de precursores da cidade rezaram uma missa campal onde foi construída, depois, a capela da padroeira do arraial – atualmente Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Entre os vários colaboradores neste momento inicial estão Aristide Frutuoso, Antônio Lourenço Ribeiro, Antônio Alves Fortes, Antônio Bertoldo Ribeiro, Elias Gonçalves Primo, Manuel Cabral da Silva, Joaquim Marques da Silva, Benedito Batista de Toledo e outros.

Em 26 de dezembro de 1958, foi criado o Distrito de Goialândia, reconhecendo esta então pequena comunidade através da Lei n° 1.406. E em 14 de novembro de 1963, através do projeto de Lei nº 784/63, a Assembleia Legislativa de Goiás sancionou a Lei nº 4.927, criando, assim, o município de Aparecida de Goiânia.