O Padre Thiago de Jesus Monteiro, da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Anápolis, lançou uma campanha de arrecadação de fundos online para ajudar a pagar uma indenização devido à sua ação de rasgar uma placa que difamava o falecido Bispo Dom Manoel Pestana Filho, ocorrida em 4 de outubro de 2022. A placa em questão estava localizada no Instituto Missionário Filhos, conhecido no Brasil por suas advertências contra roupas curtas e bebidas alcoólicas.

O cartaz acusava injustamente o Bispo Dom Manoel Pestana Filho de ter escravizado e extorquido o sacerdote Pe. Vittorino durante vários anos. O Padre Thiago, ao avistar essa placa difamatória, sentiu-se impelido a tomar uma ação para defender a reputação do Bispo falecido. Por meio da vaquinha online, ele busca obter recursos para pagar a indenização relacionada a esse incidente.

“Esse bispo ganancioso e covarde escravizou um sacerdote, Pe Vittorino, exigindo-lhe muito dinheiro… deixando o padre muito irritado”, constava parte do texto.

Após danificar a placa, o Instituto Missionários decidiu tomar medidas legais contra o religioso, buscando uma indenização. Em 20 de junho, o juiz Glauco Antônio de Araújo proferiu a sentença condenando o padre a pagar uma indenização no valor de R$ 5 mil.

Em uma postagem, o padre solicita a ajuda do público para arrecadar fundos para quitar o valor da indenização e, ao mesmo tempo, auxiliá-lo no processo judicial para a remoção das placas.

“O “padre Toninho” merece o desprezo e a total indiferença, mas temos o dever de guardar e honrar a memória dos homens que foram nossos pais na Fé.”, argumentou.