Em evento promovido pela Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) na noite dessa segunda-feira, 23, a secretária estadual de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, afirmou que o relacionamento entre autoridades ambientais e produtores rurais goianos está pautado por respeito e espírito de colaboração. O posicionamento foi recebido com otimismo por representantes do setor.

“Meio ambiente e agronegócio se integram, como a gente faz aqui em Goiás, com muito diálogo, parceria, participação e debate sobre todos os temas”, declarou a secretária. Ela destacou ainda a importância do diálogo com todos os integrantes do setor para garantir a construção de um Brasil melhor por meio da colaboração. “Aqui, nós já alcançamos muito êxito e não temos mais problemas ou conflitos entre desenvolvimento sustentável e agronegócio”, garantiu.

O gestor estadual do Agro do Banco do Brasil, Gustavo Silveira, também esteve presente no evento e avaliou que, na gestão do governador Ronaldo Caiado, houve aperfeiçoamento da legislação ambiental, o que viabilizou aporte de investimentos mais significativos. “No ano passado, tivemos impasses relacionados à legislação ambiental e encontramos, com a secretária, uma solução em comum. Estávamos no meio da safra e havia o risco de se interromper financiamentos. Conseguimos felizmente lograr êxito”, exaltou.

O primeiro vice-presidente do sistema Faeg/Senar, Eduardo Veras, também exaltou a atuação do governo, por meio da secretaria. Para ele, o setor encontrou na gestão estadual um ambiente cordial para tratar das demandas do agronegócio. “Já tivemos divergências, mas sempre tratamos delas com respeito e buscamos a melhor solução possível. Agradecemos por agir de forma democrática e republicana”, pontuou. Para ele, agora o foco deve estar nos novos desafios que surgem no cenário local e mundial, que devem ser superados a partir da boa relação entre os personagens do setor.