Produção do pequi em Goiás despenca 22% e impacto atinge produtores locais

25 setembro 2025 às 11h33

COMPARTILHAR
O IBGE divulgou nesta quinta-feira, 25, a Pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2024. Segundo o levantamento, que é feito anualmente, a extração de produtos alimentícios caiu em Goiás. E, essa queda aconteceu devido a redução de 22,1% na quantidade produzida, totalizando 2,9 mil toneladas.
A época da frutificação do pequi acontece entre novembro e março. Em 2024, o valor de produção do pequi foi de R$ 4,5 milhões, o que correspondeu a 13,7% do valor total da extração vegetal, uma participação significativamente menor que a de 37,1% registrada em 2023.

Segundo especialistas, essa queda na produção do pequi é devido a fatores climáticos como queimadas e períodos extensos com falta de chuva. Mudanças climáticas que afetam diretamente a produtividade dos pequizeiros e a oferta do fruto. A consequência disso é que quando há menor oferta, o preço inevitavelmente irá aumentar.
A pesquisa apresentada pelo IBGE refere-se a diagnósticos sobre a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura – PEVS. O objetivo é fornecer informações sobre produção da extração vegetal, produção da silvicultura, valor da produção e áreas existente e colhida dos cultivos florestais.
Leia também: Pesquisadores da Emater Goiás e Embrapa Cerrados produzem pequi sem espinho