O governador Ronaldo Caiado participou, na manhã desta segunda-feira, 27, da abertura da 20ª edição da Tecnoshow Comigo, evento realizado em Rio Verde, no Sudoeste goiano, com o objetivo de fortalecer a parceria do Governo de Goiás com o setor agropecuário do estado. Durante discurso, Caiado anunciou que o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) autorizará empréstimos para a agroindústria com o mesmo patamar de juros do setor rural, além de destacar as ações da gestão estadual para dar estrutura aos produtores rurais, garantindo a competitividade do agro goiano no cenário nacional.

Caiado ressaltou que, há 20 anos, Goiás produzia menos da metade de grãos que tem capacidade de oferecer atualmente,o que mostra a capacidade do estado em expandir fronteiras. “Há 20 anos, Goiás produzia 11 milhões de toneladas de grãos. Hoje tem previsão de mais de 30 milhões de toneladas. Isso mostra nossa capacidade de expandir fronteiras”, destacou.

Ele também mencionou as dificuldades com distribuição de energia que os produtores rurais goianos enfrentam, pontuando que tem trabalhado para defender o setor em diversas frentes. Entre as ações, está a luta pela empresa cumprir o contrato ou deixar o estado, além do combate à criminalidade na zona rural.

“Estamos dando condição para que o Estado avance, e a agricultura tem uma característica ímpar: deixa renda em cada município onde tem um produtor, melhora a atividade econômica e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Caiado.

Abertura

A cerimônia de abertura da feira contou com a presença de todos os órgãos e unidades do Estado ligados ao agro, parlamentares e a primeira-dama Gracinha Caiado. O vice-governador Daniel Vilela também esteve presente e destacou o esforço para fortalecer a infraestrutura estadual e beneficiar o setor agropecuário.

“O governador Ronaldo Caiado enfrentou dificuldades, mas estabeleceu uma condição fiscal mais adequada no estado e vive, desde o ano passado, um momento de investimento. Fará com que Goiás, muito em breve, recupere esse tempo perdido e esteja à altura de competir na infraestrutura com outros estados”, destacou Daniel Vilela.

No estande do Governo de Goiás, será realizada a primeira reunião do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), colegiado responsável pela definição e monitoramento das obras que serão executadas com os recursos do fundo.