Goiânia Art Déco Festival está de volta em sua 6ª edição e traz uma imersão na rica herança artística e histórica da cidade, sob o tema “20 anos do tombamento”. Realizado em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG), Senai, Basileu França e Associação Goiana de Artes Visuais (Agav), o evento acontece a partir de 17 de agosto. Exposições, seminários, filmes e uma variedade de ações culturais e educativas integram a programação.

No dia da pré-abertura acontece o “Happening Art Déco – Dia do Patrimônio Histórico Nacional”. Nesta ação, artistas plásticos da Agav pintam ao vivo 22 bens tombados na região do Centro e de Campinas. Entre os locais homenageados estão o icônico Teatro Goiânia, o majestoso Grande Hotel e a histórica Estação Ferroviária, entre outros.

Segundo Gutto Lemes, o visionário por trás desse projeto, o Goiânia Art Déco Festival transcende a celebração da estética e da história, emergindo como uma oportunidade singular para os participantes se conectarem profundamente com o seu patrimônio cultural. “O festival oferece a chance de apreciar a beleza imbuída pelo estilo art déco na cidade de Goiânia. É um evento absolutamente essencial para os entusiastas da arte, arquitetura e história, mas especialmente voltado para aqueles que amam nossa cidade”, afirma.

Concursos e Exposições na Alego

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) se destaca como palco de atividades memoráveis durante o evento. Entre elas, a abertura do Concurso de Desenho Art Déco, que apresentará obras inspiradoras de talentos locais, e a Exposição “Déco Fashion Week”, que trará todo o esplendor da moda déco ao público. Essa ação visa transformar as lojas de moda da capital em verdadeiras vitrines para peças com a estampa do Museu Zoroastro Artiaga.

Muitas ações no Goiânia Art Déco

O festival prossegue com uma emocionante sequência de atividades, com destaque para o seminário “Goiânia: Patrimônio Histórico da Humanidade”. Nesta atividade, serão explorados temas como a significância do patrimônio para a sociedade e o impacto do turismo no desenvolvimento do centro urbano. Aos amantes do cinema, o Cine Déco será uma atração imperdível, exibindo documentários como “Patrimônio Adormecido Art Déco” e “Art Déco Oculto”, que proporcionarão uma perspectiva única desse estilo artístico em contextos variados. Em 27 de agosto, o festival realizará o “Walking Tour Art Déco”, pela Praça Cívica – uma experiência que promete conexão com a atmosfera da cidade metropolitana e expressão artística.