A 16ª edição da FenaSul, uma das maiores feiras gaúchas do Brasil, chega a Goiânia e abre suas portas nesta sexta-feira, 30, às 18h, no Goiânia Arena. O evento se estenderá até o dia 9 de julho e contará com a participação de 50 expositores, apresentando o melhor da cultura, moda, artesanato, decoração e gastronomia gaúcha para a população goianiense.

Neste ano, o destaque da agenda cultural da FenaSul Goiânia é a presença do Grupo Folclórico Polonês Juventude Polonesa de Erechim (JUPEM). Reconhecido e premiado internacionalmente como um dos melhores grupos folclóricos poloneses fora da Polônia, o JUPEM virá diretamente de Erechim (RS) para se apresentar no evento em Goiânia.

Com 55 anos de atuação, o JUPEM apresentará espetáculos diversificados do folclore polonês, divulgando a contribuição do povo e da cultura polonesa na colonização do Rio Grande do Sul, em diferentes lugares do Brasil e do mundo. Em Goiânia, o grupo realizará quatro apresentações nos dias 30/06 às 20h, 01/07 às 13h30 e 20h, e 02/07 às 12h.

Durante os demais dias do evento, os visitantes poderão apreciar as apresentações do grupo de dança gaúcho Desgarrados do Pampa, que se destacará com danças tradicionais que embalam as festas sulistas, como fandango, chula e xote.

Ao longo de toda a FenaSul, os visitantes terão acesso à moda em couro, incluindo vestuário, calçados e acessórios, além de produtos tradicionais como chocolates de Gramado, queijos, vinhos, salames e o festival de cucas, entre outros.

A gastronomia também será um destaque forte na FenaSul, com uma ampla variedade de pratos e receitas que encantam os turistas que visitam a região sul do país. Além disso, haverá um espaço cervejeiro e uma praça de alimentação para degustar iguarias típicas, como um delicioso chimarrão e a tradicional costela feita no fogo de chão. Sérgio Silva, organizador da FenaSul Goiânia, ressalta a importância da gastronomia no evento.

“A gastronomia tem um marco muito forte na FenaSul. Nesta edição, o público contará com ainda mais opções de pratos e receitas que encantam os turistas, quando vão à região sul do país. Além é claro, de espaço cervejeiro e praça de alimentação para degustar as iguarias típicas como um delicioso chimarrão e a tradicional costela feita no fogo de chão”, reforça.

De acordo com a organização, são esperados 20 mil visitantes ao longo dos dez dias de evento. “Goiânia sempre foi muito receptiva com a FenaSul, a nossa expectativa é que a visitação deste ano supere as edições anteriores”, declara o organizador da FenaSul Goiânia.