O Circuito de Cavalhadas 2023 começa neste fim de semana em Goiás, com festividades ocorrendo em quatro municípios. Neste sábado e domingo, moradores e turistas de Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá e Pirenópolis poderão conferir apresentações da tradição cultural goiana.

Em Santa Cruz, município com tradição de mais de 200 anos de Cavalhadas – registros históricos apontam que a primeira edição ocorreu em 1816 –, os festejos acontecem no Centro Cultural Tio Negrinho. Já em Posse, as Cavalhadas integram a Festa do Divino Espírito Santo, que completa 102 anos. A diferença da festa de Posse é que ela acontece durante à noite, enquanto nos outros municípios ocorre ao longo do dia.

Cavalhadas é a representação das batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica | Foto: Secult

Em Jaraguá, a festa ganha um dia a mais e vai até a segunda-feira, 29, no Clube das Cavalhadas José Natal da Silveira. Pirenópolis também tem três dias de festa, mas deixa o início para o domingo, 28, com festejos seguindo na segunda e terça-feira, no Campo das Cavalhadas, na Avenida Benjamim Constant.

Circuito 2023

Em 2023, o Circuito das Cavalhadas reúne 13 municípios: Santa Cruz de Goiás, Jaraguá, Pirenópolis, Posse, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás e Crixás. Além de Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e Cidade de Goiás. Niquelândia e Silvânia também receberão investimentos e ações de forma a se preparem para o circuito do ano que vem.

Este ano foram transferidos R$ 3 milhões de recursos estaduais para estas cidades para contribuir com a realização das festas. A verba foi utilizada na aquisição de indumentária para os cavaleiros, acessórios dos festejos, entre outros custeios.