Banda Carne Doce se apresenta no sábado. Foto: divulgação

O Viva Cererê, evento que reúne programação multicultural em Goiânia de forma totalmente gratuita, segue com mais uma agenda extensa e recheada de atrações nesse final de semana. As atrações começam na quinta ,13, e vão até o domingo, 16, a partir das 9h, até à noite, no Centro Cultural Martim Cererê. Os destaques desse final de semana são as bandas Carne Doce, o show Baile do Divino, o espetáculo teatral Cárceres, de São Paulo, e, ainda, um workshop sobre distribuição digital de música, com o irlandês David Mcloughlin.

No primeiro dia, quinta-feira, 13, tanto às 9h quanto às 14h30, será ministrada oficina sobre elaboração de projetos para editais de cultura, com Fernanda Santos. Enquanto isso, em outro espaço e mesmos horários, será realizado workshop sobre composição de trilha sonora para dança com Cleyber Cardoso. Para as oficinas, é necessário fazer inscrição pelo site www.vivacerere.com.br.

Na sexta-feira à noite tem shows com Maaju e Anarkotrans, ambas goianas. Foto: divulgação

À noite, a partir das 19h30, tem shows com Maaju e Anarkotrans, ambas goianas, e o espetáculo teatral Cárceres, de São Paulo. Premiada, a peça apresenta uma semana na vida de um pianista que estando no cárcere (privado da liberdade e de seu piano) será refém numa rebelião iminente. Ele vive em ritmo de contagem regressiva e suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressadas por ele num diário que inicia numa segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, um domingo.

Na sexta-feira, dia 14, logo de manhã serão realizadas as tão esperadas oficinas de Cinema com o renomado Jarleo Barbosa; e de música caipira com Pedro Vaz. Às 14h30 tem workshop sobre distribuição de música em plataformas digitais com um convidado internacional, o irlandês David Mcloughlin e de Dança com Joisy Amorim.

Para a noite do ‘sextou’, duas opções que unem Cinema e Música. A partir das 19h tem exibição de um documentário sobre o Martim Cererê e bate papo com o diretor Pedro Fernandes e também o show musical Baile do Divino, que promete um repertório com muito soul, axé e ritmos brasileiros para todo mundo dançar a noite toda.

Sábado e domingo

No sábado, durante a manhã e à tarde, oficinas de música e cinema dão o tema da programação. Jarleo Barbosa comanda a direção na área cinematográfica e Pedro Vaz segue com as aulas de viola caipira. Novamente, o irlandês David Mcloughlin comanda o workshop de distribuição digital. À noite, o agito fica por conta das bandas YPU, do Distrito Federal, uma das grandes revelações do indie nacional na atualidade, e os goianos do Carne Doce. Formada em 2013, a banda goiana é um dos maiores nomes do rock brasileiro. Atualmente coleciona sucessos, com vários discos lançados, e turnês internacionais. O espetáculo Dança Boba também sobe ao palco antes dos shows musicais.

Já no domingo, a programação continua com novos módulos das oficinas de cinema e música, além de apresentações de mostra teatral de cenas curtas, como Eu Nasci Mulher, Desfloorislava e Devaneios. A noite será fechada com o show do Patocan Trio, que leva muita música instrumental, jazz e improvisos para o palco.

A extensa programação multicultural, inclusiva, acessível e democrática do Vivâ Cererê seguirá pelo restante do mês, sempre de quinta a domingo. O evento é um projeto de ocupação do centro cultural que foi premiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) num edital de 2017, mas os recursos foram disponibilizados apenas no final de 2021. Como ainda estavam em vigor, à época, decretos que proibiam a realização de eventos – devido à pandemia do coronavírus – e depois o espaço ficou fechado para reformas, somente agora o festival está sendo realizado.

Ao longo do mês, o festival apresentará ainda shows de artistas como Doctor Crazy (SP), Gabriel Thomaz (RJ), Cabloco Roxo (GO), Thunderbird e Tata Aeroplano (SP), Corazones Muertos (SP), Bizarrones (GO) e muito mais. Além das apresentações musicais, exibição de documentários, oficinas de cinema, música, teatro infantil, entre outros. A programação completa está disponível no site oficial do festival.

Viva Cererê!

Data: Sábado e domingo, a partir das 9 horas

Local: Centro Cultural Martim Cererê (Rua 94-A, Setor Sul)

Programação completa e inscrições: www.vivacerere.com.br

Entrada franca

Programação do fim de semana:

Quinta-feira, 13/7:

9 horas – Oficina: Reciclagem e dicas para Editais de Cultura com Fernanda Santos (GO)

9 horas – Workshop Composição de Trilha Sonora para Dança com Cleyber Cardoso (GO)

14h30 – Oficina: Reciclagem e dicas para Editais de Cultura com Fernanda Santos (GO)

14h30 – Workshop Composição de Trilha Sonora para Dança com Cleyber Cardoso (GO)

19h30 – Espetáculo de Teatro: Cárceres (SP)

21h/22h – Show Musical Maaju (GO) / Anarkotrans (GO)

Sexta-feira, 14/7

9 horas – Oficina Cinema: Direção para Cinema com Jarleo Barbosa (GO)

9 horas – Oficina Música: Aulas de Viola Caipira com Pedro Vaz (GO)

14h30 – Workshop Dança: Pesquisa de Movimento com Joisy Amorim (GO)

14h30 – Workshop Música: Distribuição Digital com David Mcloughlin (IRL)

19h/22h – Sala de Cinema: Martim Cererê, o Filme e Bate Papo com o Diretor Pedro Fernandes (GO)

21h30 – Show Musical: Baile do Divino (GO)

Sábado, 15/7

9 horas – Oficina Cinema: Direção para Cinema com Jarleo Barbosa (GO)

9 horas – Oficina Música: Aulas de Viola Caipira com Pedro Vaz (GO)

14h30 – Workshop Dança: Pesquisa de Movimento com Joisy Amorim (GO)

14h30 – Workshop Música: Distribuição Digital com David Mcloughlin (IRL)

20h30 – Espetáculo Dança: Dança Boba com Cia Ateliê do Gesto (GO)

21h30/22h30 – Show Musical:YPU (DF) / Carne Doce (GO)

Domingo, 16/7

9 horas – Oficina Cinema: Direção para Cinema com Jarleo Barbosa (GO)

9 horas – Oficina Música: Aulas de Viola Caipira com Pedro Vaz (GO)

14h30 – Workshop Dança: Pesquisa de Movimento com Joisy Amorim (GO)

14h30 – Workshop Música: Distribuição Digital com David Mcloughlin (IRL)

19h30 – Mostra Teatral de Cenas Curtas: Eu Nasci Mulher (GO) – Desfloorislava (GO) – Devaneios (GO)

20h30 – Show Musical com Patocan Trio (GO)

Maaju, YPU, Carne Doce, Anarkotrans