O “Encontro de Academias de Letras: painel literário do Brasil Central e convidados”, organizado pela Academia Goiana de Letras (AGL), vai reunir em Goiânia, de 19 a 21 de outubro, acadêmicos e presidentes de academias de letras de diversas partes do Brasil, destacadamente da Região Centro-Oeste. O projeto, aberto ao público, foi contemplado por um Edital de Fomento à Literatura do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, de 2017. 

As conferências vão abordar temas sobre ecologia, meio-ambiente, com destaque para o enfoque sobre o Cerrado, sempre pelo viés da Literatura. Participarão como conferencistas acadêmicos presidentes de Academias de Letras do Centro-Oeste, do Tocantins, Espírito Santo e Rio de Janeiro, além do decano da Academia Goiana de Letras, Gilberto Mendonça Teles.

O evento será realizado na Casa Colemar Natal e Silva, sede da AGL, localizada na Rua 20, nº 175, no Centro. A abertura vai receber uma apresentação cultural dos alunos do Instituto de Educação e Artes Gustav Ritter, seguida de uma palestra do geógrafo Eguimar Chaveiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Ao final do evento será lida por José Ubirajara Galli Vieira, presidente da Academia Goiana de Letras, a “Carta de Goiânia”, documento síntese do evento, produzido pelo conjunto dos participantes, com edição final da escritora Lêda Selma, sintetizando as palestras, evidenciando suas preocupações literárias e ambientais. Após a leitura pública, a carta será distribuída aos veículos de comunicação e redes sociais, além de compor um número da Revista da AGL, reunindo os textos de todas as conferências do painel.

Veja o cronograma completo:

O principal objetivo do projeto é propiciar à AGL cumprir com mais amplitude e visibilidade seu papel cultural, fazendo a entidade interagir com a comunidade e entidades coirmãs, promovendo intercâmbio e partilha de ideias e experiências.