A polícia goiana prendeu, na sexta-feira, 8, um homem suspeito de envolvimento em pelo menos dois “fatos” que podem estar relacionados à onda de assassinatos contra mulheres em Goiânia. O superintendente de Polícia Judiciária da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Deusny Aparecido Silva, não especificou que “fatos” seriam esses, sejam homicídios e/ou tentativas de homicídios, por exemplo. O delegado não quis especificar quais os motivos que levaram à prisão do investigado, mas afirma ter informações suficientes para acreditar em seu envolvimento. A polícia não sabe as motivações do rapaz com os crimes e o suspeito nega a autoria. O homem tem diversas passagens pela polícia por roubo à mão armada, formação de quadrilha e outros. No momento de sua abordagem, na noite do dia anterior, foram apreendidas uma moto preta e roupas da mesma cor –– indumentária atribuída ao suposto serial killer, que estaria atuando na cidade. Apesar disso, nenhuma arma foi localizada. “Temos algumas outras situações que nos levaram ao pedido de prisão, mas não posso dizer o que encontramos na investigação que nos levou até ele”, afirma o delegado. O superintendente ainda disse que outros mandados de prisão devem ser cumpridos nos próximos dias. O envolvimento do suspeito preso nos crimes recentes continuará sendo investigado. Até o dia da prisão, 13 mulheres foram mortas.
Fraude no Palácio
Os perfis na Wikipédia dos jornalistas de economia Míriam Leitão, colunista do “O Globo”, e de Carlos Alberto Sardenberg, âncora da CBN nacional e da Rede Globo, foram alterados a partir da rede de internet do Palácio do Planalto. O objetivo era o de criticá-los na enciclopédia colaborativa virtual. O site permite que qualquer usuário da internet insira ou exclua informações. As fraudes foram praticadas a partir do IP (sigla em inglês, Internet Protocol) da Presidência da República. Com o número do protocolo 200.181.15.10 foi possível identificar que os textos sobre os dois profissionais foram adulterados nos dias 10 e 13 de maio de 2013. O planalto informou que é “tecnicamente impossível” identificar os responsáveis pelas modificações, pois não há mais registros dos acessos.
Na faixa de pedestre
Vítima de atropelamento na noite de segunda-feira, 4, morreu na madrugada seguinte Jéssyca Nunes. Ela foi atropelada em frente ao Campus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Goiás, onde cursava jornalismo. Com o impacto, sofreu traumatismo craniano. Foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo). Ela sofreu uma parada cardíaca e não sobreviveu. Professores da instituição e jornalistas consternam a perda da jovem. Jéssyca estava na faixa de pedestres. Estudantes do Campus reclamam, constantemente, quanto à localização da faixa, que fica longe da entrada da universidade e os veículos trafegam em alta velocidade pela avenida, quase sempre não respeitando a sinalização para passagem dos pedestres. Ironicamente, a moça de 23 anos cursaria a disciplina de Comunicação e Cidadania, em seu último período de graduação. Jéssyca deixa uma filha de 4 anos.
Inflação estável
O índice de inflação oficial do Brasil ficou estável no mês de julho, registrando alta de apenas 0,01%. Assim, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado em um ano, voltou para 6,5%, o teto da meta. A variação é a menor registrada desde 2010, quando o índice foi igual em julho, com 0,01% e 0% no mês anterior. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ficou abaixo do previsto por analistas, que era de 0, 03% a 0,17%. A queda da inflação teve influência dos setores de Transporte, com redução para 0,98% e Despesas Pessoais, com fechamento de 0,12%. No Transporte, o motivo foi pelas passagens aéreas e nas Despesas Pessoais foram os hotéis, cujos preços foram influenciados pela Copa do Mundo.
Kirchner culpa o Brasil por crise
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, culpa o Brasil pela queda do PIB no país. Segundo ela, a recessão pela qual a Argentina passa não é isolada de outros países e o baixo crescimento do Brasil é uma das razões pelo semestre de recuo econômico argentino. “O Brasil tem um crescimento previsto de 1,3%, em 2014, e é o nosso principal sócio comercial”, afirmou a presidente na sexta-feira, 8, em alusão à projeção do FMI. A indústria automotiva brasileira é citada como motivo para as baixas exportações argentinas de autopeças. Além disso, o congelamento dos pagamentos da Argentina a parte dos credores, pelo juiz americano Thomas Griesa, até que o país feche acordo com todos que têm dívida, foi mencionado por Kirchner. Ela diz que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, poderia intervir na decisão do juiz: “Quando o mesmo fundo ‘abutre’ quis embargar os fundos do Congo, um deputado republicano interveio”.
Polícia prende maior grupo de tráfico de drogas
O maior grupo de distribuição de pasta base de cocaína de Goiás e do Distrito Federal foi desbaratado pela Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc) após dois anos de investigação. De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha movimentou quase dez toneladas da droga entre 2012 e 2013 e, nesse período, os criminosos lucraram R$ 83 milhões. Se refinado, o entorpecente resultaria em cerca de 60 toneladas de cocaína. A organização foi revelada por meio da Operação Esmeralda, que resultou na prisão de chefe do grupo, Marcelo Gomes de Oliveira, de 34 anos, e de mais 14 pessoas. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Odair Soares, outros três suspeitos estão foragidos. O braço direito do mentor do grupo era José Carlos Moreira Cunha, responsável pelo controle do dinheiro, do estoque de drogas, do gerenciamento de imóveis e da aquisição de dólares e de veículos. “A investigação revelou uma quadrilha compartimentada, profissionalizada e estruturada financeiramente”, disse Odair Soares. Além da distribuição de pasta base de cocaína, o grupo é acusado de latrocínio, lavagem de dinheiro, roubo, falsificação e uso de documento falso.
Deixe um comentário