Presidente do STF, Joaquim Barbosa anuncia aposentadoria aos 59 anos

sem

Joaquim Barbosa deu entrada no Supremo em 2003, por indicação do então presidente Lula

O ministro Joaquim Bar­bosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou na quinta-feira, 29, que vai se aposentar da magistratura em junho. Aos 59 anos, e sendo o primeiro negro a presidir a mais alta Corte Judiciária do país, Joaquim Barbosa surpreende o país com essa decisão. O magistrado, de origem humilde e que por meio do estudo conquistou destaque nacional e internacional na advocacia, foi relator da ação penal 470 (mensalão), quando teve seu posicionamento incisivo exaltado pela opinião pública e também sofreu críticas de colegas da área. Cogitou-se que Joaquim Barbosa se lançaria à Presidência da República por conta da pressão popular, mas o ministro sempre negou a possibilidade.

O ministro deu entrada no STF em 2003, por indicação do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e assumiu a presidência em outubro de 2012. Dentre os aspectos que o diferenciam está sua trajetória de vida, marcada por esforços pessoais e determinação. Joaquim Barbosa é filho de dona de casa e pedreiro, tendo ajudado o pai na profissão. Depois foi oficial de chancelaria, professor universitário e procurador do Mi­nistério Público Federal. Fez mestrado na Universidade de Brasília (UnB) e doutorado na França. Fala fluentemente inglês, francês, alemão e italiano.

Joaquim Barbosa é atormentado por dores nas costas por conta de uma sacroileíte, doença de tratamento reumatólogico que consiste numa inflamação nas articulações sacroilíacas.

Autódromo Internacional de Goiânia é reinaugurado com etapa da Stock Car

Este 1º de junho fica marcado como a data de reinauguração do Autódromo In­ternacional de Goiânia. Na mesma data a praça esportiva recebe uma etapa da Stock Car, iniciando, assim, uma série de eventos previstos para ocorrer no local.

De acordo com o presidente da Agência Goiana de Trans­portes e Obras (Agetop), Jayme Rincon, foram investidos cerca de R$ 50 milhões no autó­dromo. O complexo vai contar também com quadras esportivas, teatro de arena, pista de skate e lanchonete. O anel externo da praça es­portiva será iluminado para ciclistas praticarem esporte ou mesmo como lazer.

Para o dia 8 de junho está prevista a prova do Campeonato Brasileiro de Marcas e no dia 20 do mês seguinte acontecerá uma etapa da Fórmula Truck.

O local deve contar também com uma prova do Campeonato Brasileiro de Marcas, em data ainda a ser anunciada.

entre aspas

Economia sofre freada geral pela 2ª vez na gestão Dilma

Pela segunda vez no governo Dilma Rousseff, a economia brasileira sofre uma freada geral, que engloba serviços, indústria, consumo e investimentos. Como reflexo do pessimismo espalhado entre famílias e empresários, os principais motores da oferta e da demanda pararam juntos no início deste ano.
O consumo da família e o investimento das empresas encolheram, assim como a indústria. O setor de serviços, o mais estável da economia, mostrou avanço de apenas 0,4%. A última combinação tão ruim de resultados havia acontecido no terceiro trimestre de 2011, depois que, no início do mandato, Dilma tentou conter a escalada do consumo e dos preços herdada de Lula. Como saldo do governo, os investimentos e a indústria, termômetros do dinamismo econômico perderam participação no PIB.

Começa o 16º Fica na cidade
de Goiás

O primeiro dia da mostra competitiva do 16º Festival In­ter­nacional de Cinema e Vídeo Am­biental (Fica) da cidade de Goiás, iniciado na tarde de quarta-feira, 28, mostrou a densidade dos discursos presentes nos enredos e a diversidade de filmes que abordam temáticas ambientais do evento. Foram cinco documentários, duas animações e uma ficção que somaram 296 minutos de maratona (4h56min) no Cine Teatro São Joaquim.

“O Fica é um dos quatro mais importantes festivais de cinema ambiental do mundo”, segundo o secretário de Cultura do Estado de Goiás, Gilvane Felipe. O festival terá 32 produções até o dia 1º de junho. Ao todo, serão distribuídos R$ 240 mil em prêmios.

Felipão esboça time que jogará
em Goiânia

No seu sexto dia de trabalho em Teresópolis, a seleção brasileira teve o primeiro treinamento coletivo, com um esboço do time que irá enfrentar o Panamá, na terceira-feira, 2, em Goiânia. No sábado, 31, Luiz Felipe Scolari escalou dois times, o reserva e o titular, testando os jogadores. A ideia foi saber quem será poupado do primeiro amistoso, na capital goiana.

O técnico já avisou que até quatro atletas podem desfalcar o time no jogo. O zagueiro Thiago Silva, capitão do time, é um que tem sido poupado de treinamentos no gramado da Granja Comary. Além dele, Júlio César, Marcelo, Maxwell, Fernandinho e Oscar fizeram trabalho na academia, na tarde de sexta, 30, enquanto os colegas treinavam no campo.

Justiça manda dobrar quadro
de oficiais da PM

A Justiça determinou na sexta-feira, 30, que o co­mando da Polícia Militar de Goiás e­le­ve o quadro de oficiais dos atuais 1.192 para 2.546. A Decisão da 3ª Tur­ma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Es­tado de Goiás (TJ-GO) atende mandado de segurança impetrado pela Associação dos Oficiais da PM e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Assof), que pede para que seja cumprida a lei estadual 17.866, de dezembro de 2012.

Pela lei, o número de 2.546 oficiais é para um efetivo de 30.741 policiais militares. Atualmente, a PM de Goiás conta com 11.534, sem contar os 1,8 mil policiais temporários do Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (Simve) nem os 1.050 alunos-soldados que estão sendo incorporados após serem aprovados em concurso público.

Deixe um comentário