Pesquisa revela empate técnico entre Dilma e Aécio no segundo turno

A petista Dima Rousseff e o tucano Aécio Neves podem realizar uma dura disputa no segundo turno, em outubro | Foto: Pedro França/ Agência Senado

A petista Dima Rousseff e o tucano Aécio Neves podem realizar uma dura disputa no segundo turno, em outubro | Foto: Pedro França/ Agência Senado

Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira, 17, pela TV Globo e pela “Folha de S. Pau­lo” mostra que a presidente Dil­ma Rousseff (PT) ainda li­dera a disputa com 36% das in­tenções de voto contra 20% de Aécio Neves (PSDB), mas, pela pri­meira vez, a diferença dela para o tucano no segundo tur­no caiu para apenas 4 pontos por­centuais, a mais baixa do le­vantamento feito pelo instituto, configurando empate técnico, já que a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos. Se a eleição do segundo turno fosse hoje entre Dil­ma e Aécio, a petista teria 44% dos votos e o tucano 40%.

Na pesquisa anterior sobre o segundo turno, realizada nos dias 1 e 2 de julho, Dilma tinha 46% contra 39% de Aécio, com uma diferença de sete pontos. Na disputa de Dilma com Eduardo Campos (PSB), a presidente teria agora 45% contra 38% do ex-governador de Pernambuco. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 48% e Cam­pos, 35%.

Segundo a pesquisa Data­fo­lha, que ouviu 5.377 pessoas nos dias 15 e 16 de julho, Dil­ma ainda lidera a disputa e teria 36% das intenções de voto, contra 20% de Aécio, 8% de Eduardo Campos e 3% do Pastor Everaldo. Os votos brancos e nulos eram 13% e os que não sabiam em quem votar eram 14%. Dilma oscilou negativamente dois pontos, já que na pesquisa realizada nos dias 1º e 2 de julho ela tinha 38% (contra 20% de Aécio e 9% de Eduardo Campos).

Avião cai na Ucrânia com 295 passageiros a bordo

Um Boeing 777 da companhia Malaysia Airlines caiu na quinta-feira, 17, no Leste da Ucrânia perto da fronteira russa. Com 295 pessoas a bordo, o avião viajava de Amsterdã para Kuala Lumpur. Em comunicado, o governo ucraniano admitiu a possibilidade de que o avião possa ter sido abatido por um míssil. “Nós não excluímos a ideia de que a aeronave em questão tenha sido abatida”, diz a presidência do país, por meio de nota.

Ainda de acordo com governo do País, ao menos 100 corpos foram vistos num raio de aproximadamente 15 quilômetros do local do acidente.

Hamas nega acordo para cessar fogo com Israel

O movimento palestino Hamas negou na quinta-feira, 17, um acordo com Israel para uma trégua. A resposta veio pouco depois que um responsável israelita anunciou um cessar-fogo a partir das 6 horas de sexta-feira, 18. “As informações sobre um acordo de cessar-fogo são incorretas. Estão em curso diversos esforços mas, no momento, não há acordo”, declarou o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri.

Desde o início da operação israelita, no último dia 8, em resposta ao disparo de mísseis a partir da Faixa de Gaza, mais de 230 palestinianos já morreram nos confrontos.

Detran suspende reemplacamento de veículos em Goiás

A adoção do novo modelo de placas de veículos em Goiás pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), divulgado no dia 23 de junho, foi adiado na tarde de terça-feira, 15. Segundo o órgão, os 79 postos dis­poníveis para realizar o serviço de substituição de placas com o novo modelo não foram suficientes para a frota de veículos.

Questionada se o órgão não teria previsto a necessidade de mais postos, a assessoria do Detran disse apenas que sim, explicando que não calculou a grande quantidade de carros e motos novos, tendo ultrapassado o esperado.

O novo emplacamento continua sendo obrigatório para veículos novos, transferidos (de donos ou de Estados) ou com modificações de características. O Detran afirmou que outros postos de lacração já estão sendo providenciados e um novo calendário de chamamento será divulgado ainda este ano.

Júnior Friboi reafirma que continua alheio à disputa eleitoral

O ex-pré-candidato ao governo do Estado Júnior Friboi (PMDB) divulgou na sexta-feira, 18, uma resposta às especulações de que ele declararia apoio à reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB). Na nota Friboi afirmou que não iria interferir nas decisões de seus companheiros, mas que, assim como afirmou quando decidiu retirar sua pré-candidatura, permanecerá acompanhando as eleições deste ano como cidadão.

O reboliço teve início na última quarta-feira, 16, à noite, quando o ex-coordenador da pré-campanha de Júnior Friboi e principal articulador político do empresário, Robledo Rezende (PMDB), divulgou que Friboi o teria autorizado a declarar apoio ao projeto político do tucano e a aglutinar novos apoiadores da oposição à coligação. No dia seguinte, Ro­bledo foi ao Palácio das Es­me­raldas se encontrar com Mar­coni e oficializar o apoio.

Brasil inclui países sul-americanos em reunião dos Brics

A presença dos líderes sul-americanos no segundo dia da 6ª Reunião de Cúpula dos Brics ameniza possíveis indisposições regionais provocadas por rumores de que o Brasil estaria se afastando do continente e priorizando negociações e acordos com o bloco, formado por Brasil, Rús­sia, Índia, China e África do Sul. Na terça-feira, 16, os 12 países da América do Sul participam das discussões, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

A sessão de trabalho que ocorre a portas fechadas criou ambiente para que líderes da Argentina, Colômbia, Venezuela e Bolívia, por exemplo, manifestem anseios e demandas prioritárias no cenário internacional. A presidente Dilma declarou que a intenção era replicar o modelo do encontro na África do Sul. “Fizemos a reunião com países africanos e faremos aqui com países da Unasul, que também é muito importante para o Brics”, explicou.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.