
Projeto de Lei que propõe a alteração no número de cadeiras do plenário será apreciado ainda neste ano | Foto: Câmara Municipal de Goiânia
A Câmara de Municipal de Goiânia vai contar com mais dois vereadores a partir da próxima eleição, que ocorrerá em 2016. Atualmente, a Casa abriga 35 parlamentares, no entanto, um projeto de lei deve elevar o número para 37 na próxima legislatura – 2017/2020.
A informação sobre os novos quadros foi repassada pelo presidente do Poder Legislativo do município, vereador Clécio Alves (PMDB), durante entrevista na quarta-feira, 12. “Essa já é uma certeza, em função do número de habitantes. A Câmara passará a contar com mais dois vereadores a partir da próxima legislatura.”
Questionado se o aumento de cadeiras alteraria a concorrência entre os candidatos, o peemedebista avaliou que a alteração amplia a representatividade da população goianiense. A novidade é baseada em dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo levantamento de 2010, a capital tem 1.302.001 habitantes.
Na ocasião, Clécio Alves destacou que não haverá elevação no repasse do duodécimo para os vereadores. “Não vai aumentar a despesa, que será a mesma dos atuais mandatos”. Ele listou que os valores pagos atualmente beiram os R$ 7 milhões. Para que a proposta vigore, é preciso que um projeto de lei seja apresentado na Câmara, que deve ser levado à apreciação ainda neste ano.
Clécio Alves também falou sobre a reforma do plenário da Câmara de Vereadores e afirmou que estão sendo instalados novas divisórias de vidro, como existem em outros órgãos, como a Câmara dos Deputados, em Brasília.
PF prende ex-diretor da Petrobras e mais 17 envolvidos
A Polícia Federal em Curitiba confirmou na sexta-feira, 14, a prisão do ex-diretor de Serviços da Petrobrás Renato Duque e de mais 17 pessoas, de forma temporária e preventiva. Todas estão envolvidas em crimes investigados na Operação Lava Jato.
Também foram cumpridos seis mandados de condução coercitiva. Os investigados que não foram localizados até o momento tiveram os nomes inscritos no sistema de procurados e impedidos da PF e estão proibidos de deixar o país, entre eles, o lobista Fernando Baiano, citado nas investigações como agente do PMDB no esquema criminoso.
Goiás e DF discutem melhorias no transporte coletivo
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e o governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), anunciaram um conjunto de medidas emergenciais para solucionar em curto e médios prazos os problemas do transporte coletivo no Entorno de Brasília. Ao lado do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos, o goiano propôs a criação de duas comissões, com representantes de Goiás e do Distrito Federal, para avançar nas discussões sobre o assunto.
No anúncio, Marconi afirmou que o governo de Goiás está disposto a aportar recursos, em forma de contrapartida com o governo federal, para resolver a demanda por transportes dos municípios do Entorno. Ele sugeriu que na modelagem de concessão pública das rodovias federais 020 e 070 esteja prevista a construção de BRTs, exclusivos para o transporte de passageiros no Entorno.
Material utilizado por falsa biomédica não era hidrogel
A falsa biomédica Raquel Policena Rosa, de 27 anos, apontada como responsável pela morte da auxiliar de leilão Maria José Medrado de Souza Brandão, de 39 anos, não utilizava hidrogel Aqualift nas aplicações para aumento de nádegas em pacientes, como fora divulgado. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Myriam Vidal, o produto usado pela mulher seria silicone industrial – que é ilegal e nocivo à saúde – ou metacril (substância sintética usada por cirurgiões plásticos).
Na última sexta-feira, 14, a titular explicou que as características do produto utilizado não conferem com as do Aqualift: “Este material é vendido no Brasil em uma apresentação de 1 a 100 ml, e a Raquel usava um produto de um litro. Além disso, ela disse em depoimento que teria comprado o material nas ruas de São Paulo, e esse produto não é comercializado em ruas”.
Morre poeta Manoel de Barros, aos 97
Após quase três semanas de internação, o escritor Manoel de Barros morreu na última quinta-feira, 13, no Hospital Proncor, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
O poeta estava em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após cirurgia de desobstrução do intestino. O velório do escritor foi realizado no cemitério Parque das Primaveras, na capital do Estado.
O cuiabano ficou com a saúde debilitada após a morte de seu segundo filho, o primogênito Pedro Wanceslau, em 2013. Nascido em 1916 em Cuiabá, Manoel de Barros escreveu 18 livros de poesia, além de obras infantins e relatos autobiográficos. Recebeu diversos prêmios literários, entre os quais dois Jabutis.
Prefeitura inicia iluminação de Natal
A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta semana a montagem da decoração natalina na capital. As avenidas 24 de Outubro, 85, T-63 e os viadutos Latif Sebba e João Alves de Queiroz são alguns dos locais que contarão com iluminação natalina.
Com a Comurg à frente dos trabalhos, a montagem começou pela Praça Tamandaré com a instalação do tradicional túnel de luzes. No local, serão montadas, ainda, a Aldeia do Papai Noel e uma árvore iluminada de 18 metros de altura, além de outros enfeites complementares.
De acordo com o presidente da Comurg, Ormando Pires, grande parte da nova decoração é fruto de material reciclável. Os gastos previstos para este ano com a iluminação natalina devem ser de aproximadamente R$ 250 mil. Os trabalhos devem ser finalizados até o final de novembro.
Deixe um comentário