Câmara rejeita aumento de 25% do IPTU/ITU para 2015

Vereadores da oposição comemoram com manifestantes a derrota do projeto que aumentava o IPTU/ITU

Vereadores da oposição comemoram com manifestantes a derrota do projeto que aumentava o IPTU/ITU | Foto: Assessoria/Thiago Albernaz

Depois de muitas discussões e polêmicas envolvendo o reajuste na Planta de Valores Imo­bi­liários, que define o valor dos i­móveis da capital e também re­flete no aumento do IPTU e do ITU, a matéria foi rejeitada pela Câmara Municipal, na sexta-feira, 19. Foram 17 votos contra e 16 a favor. Com a rejeição da matéria, o aumento dos impostos para os goianienses será referente, apenas, ao acréscimo do índice inflacionário, que deve ser de aproximadamente 7%. Os vereadores chegaran a aprovar, no dia anterior, (por 16 votos a favor e 15 contra, com três abstenções) o reajuste da alíquota em primeira votação. O valor aprovado havia sido de 39,8% para 2015 e 29,7% para o ano seguinte. Porém, o projeto seguiu para a Comissão de Finanças, onde recebeu uma emenda que reduziu o índice do próximo ano para 25% e manteve o de 2016. A Casa rejeitou, em segunda e última votação em plenário, o aumento de 25%. Os 33 vereadores estavam presentes na sessão. Apenas Rogério Cruz (PRB), que não foi na primeira votação do projeto, não compareceu.

semana

Medicina da PUC obtém nota baixa em pesquisa

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) decidiu não se pronunciar quanto à “reprovação” do curso de medicina no Conceito Preliminar de Curso (CPC). A assessoria de imprensa da universidade informou que a nota 2 obtida em 2013 — considerada insatisfatória pelo Instituto Nacio­nal de Estudos e Pesquisas Educa­cionais Anísio Teixeira (Inep) — não será explicada. O resultado foi divulgado na quinta-feira, 18, e é um indicador da qualidade das graduações. O Conceito considera o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, a organização didático-pedagógica e o corpo docente. O CPC avalia os cursos em uma escala de 1 a 5, em que são considerados satisfatórios os cursos com conceito superior a 3. Cursos que obtiverem CPC 1 e 2 são incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep.

Dívida do Tocantins chega a R$ 40 bilhões

O governador eleito do Tocan­tins, Marcelo Miranda (PMDB), acompanhado da vice-governadora Cláudia Lelis (PV), recebeu de sua equipe de transição, na quinta-feira, 18, um diagnóstico das contas do governo estadual e um mapa de riscos sobre as áreas que estão sendo — e poderão ser — atingidas pela atual crise financeira. A dívida do Estado gira em torno de R$ 4 bilhões. A situação é “preocupante” e exigirá “austeridade” da próxima administração, que terá que fazer cortes, enxugamento da estrutura administrativa e ampliar as receitas para reequilibrar as finanças. “O quadro de crise é muito pior do que imaginávamos”, disse o governador. Além disso, o futuro secretário-geral do Governo, Hebert Brito, ressalta ser prejudicial ao Estado o fato de ainda não haver uma previsão do orçamento para 2015.

Ataque terrorista mata mais de 130 estudantes

Mais de 130 pessoas foram mortas e 25 ficaram feridas, gravemente, na terça-feira, 16, em Peshawar, no Paquistão. Homens armados e homens-bomba do Talibã invadiram uma escola gerida por militares e abriram fogo. Do total de vítimas, 132 eram estudantes, entre crianças e adolescentes. Nove pessoas eram funcionários da escola. A operação militar teve fim depois de mais de oito horas da entrada dos terroristas. O grupo Tehreek-e-Taliban Pakistan reivindicou a autoria do ataque como retaliação a uma grande operação do exército, desenvolvida desde junho, nas zonas tribais do Waziristão do Norte e Khyber. Esse foi o mais sangrento ataque rebelde dos últimos anos, no país.

Sequestro na Austrália deixa três mortos

Na segunda-feira, 15, após mais de 16 horas de sequestro, a polícia australiana de Sydney invadiu o Café Lindt, onde 15 pessoas eram mantidas como reféns. A goiana Marcia Mikhael, uma das vítimas, não sofreu ferimentos graves. Entre­tanto, quando os policiais invadiram, vários tiros foram ouvidos. Cinco pessoas foram feridas, o sequestrador e dois reféns morreram. Man Haron Monis, iraniano de 49 anos, foi identificado pela polícia. Ele era acusado de participar de vários crimes e estava em liberdade sob fiança. Segundo a agência de notícias BBC, Monis era refugiado político. Ele havia se autointitulado clérigo muçulmano e era descrito por seu antigo advogado como uma “figura isolada”.

EUA anunciam aproximação histórica com Cuba

Os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Raúl Castro, de Cuba, anunciaram na quarta-feira, 17, que irão iniciar uma aproximação histórica. O objetivo é restabelecer as relações diplomáticas com o regime de Havana e aliviar as sanções econômicas americanas impostas desde 1962. No mesmo dia, um alto funcionário da administração norte-americana disse que Washington reinstalará sua embaixada em Havana “nos próximos meses”. As informações foram divulgadas após o anúncio da libertação do norte-americano Alan Gross, que estava detido há cinco anos em Cuba por espionagem. Os presidentes conversaram por telefone, no dia 16. Estados Unidos e Cuba estão separados apenas por 150 quilômetros pelo Estreito da Flórida. O embargo econômico, comercial e financeiro foi imposto em 1962, depois do fracasso estadunidense de invasão à ilha, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro, em 1961, episódio que ficou conhecido como Invasão da Baía dos Porcos.

Deixe um comentário