COMPARTILHAR

O coordenador da Parada, Odílio Torres, demonstrou certa preocupação devido a uma partida de futebol entre Goiás e Palmeiras, que acontece no estádio Serra Dourada em horário comum com o evento

parada_gay_2013_bone
Em 2013, a Parada Gay reuniu cerca de 100 mil pessoas|Foto: Marcello Dantas|Jornal Opção

A 18ª Parada do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual (LGBT) de Goiânia acontece neste domingo (21/9) a partir das 14h. A movimentação será realizada na Avenida Araguaia com Avenida Contorno, no Setor Central. Esse ano o tema é “Sem machismo, sem homofobia”.

De acordo com o coordenador do movimento e presidente do grupo “Eles por Eles”, Odílio Torres, são várias as dificuldades para a realização deste evento. “Temos focado muito na segurança deste ano. Entramos em contato com a Polícia Militar, com o Corpo de Bombeiros e até mesmo com advogados, a fim de afunilar todas as questões necessárias para a parada”, disse.

O coordenador demonstrou certa preocupação devido a uma partida de futebol entre Goiás e Palmeiras, que acontece no estádio Serra Dourada em horário comum com a Parada Gay.

Quanto a estrutura do evento, Odílio afirmou que até alguns dias havia conseguido apenas quatro banheiros sanitários e atualmente conta com nove. Ele afirma que às vezes o evento carece de estrutura devido ao número de participantes. “Ano passado um participante estava urinando em frente ao prédio e um morador jogou água sanitária nele, quase deixando o rapaz cego”, disse.

Em 2013, a organização contabilizou a presença de 50 policiais no evento, número considerado baixo frente aos cerca de 100 mil presentes. Ainda assim, apenas seis pessoas foram encaminhadas ao 1º DP de Goiânia durante sua realização. De acordo com Liorcino Mendes, um dos organizadores, nenhum deles estava envolvido com o evento. “Historicamente as paradas não são violentas e nem inseguras, apesar da pouca participação dos órgãos públicos. Não houve casos registrados de violência física”, relata.

Odílio espera que essa edição receba aproximadamente o mesmo número contabilizado na edição de 2013.