Pesquisa de Harvard lista trabalhos mais infelizes do mundo
17 abril 2023 às 09h17
COMPARTILHAR
Os trabalhos mais infelizes do mundo foram listados num estudo da Universidade de Harvard. Com base em análise de informações coletadas ao longo de décadas, a pesquisa conclui que os trabalhos mais solitários são os que geram menos felicidade para os trabalhadores.
Os dados foram coletados desde 1938, com mais 700 trabalhadores ao redor do mundo todo. Para o resultado final, a pesquisa consultava os participantes frequentemente, a cada dois anos. Foi constatado que as funções que oferecem menos oportunidades de construção de relacionamentos, por não terem interação humana suficiente, geram funcionários mais infelizes.
Leia também: IBGE abre seleção para 75 vagas e salários de até R$ 3,1 mil
“Se você está mais conectado com as pessoas, você se sente mais satisfeito e faz um trabalho melhor”, explicou o professor de psiquiatria na Harvard Medical School e diretor do Harvard Study of Adult Development, Robert Waldinger, em entrevista à NBC.
Trabalhos mais infelizes
Segundo Waldinger, esses trabalhos mais infelizes e solitários costumam estar ligados a indústrias emergentes e impulsionadas pela tecnologia. Além disso, a característica está presente em funções como como motoristas de caminhão ou de serviços de entrega, bem como vigilantes noturnos. Isso acontece porque esses funcionários, na maioria das vezes, não lidam com colegas de trabalho na rotina do emprego.
Apesar disso, o professor pontua que trabalhos que têm contato com clientes ainda podem garantir infelicidade. Exemplo disso é a função de operadores de telemarketing, que pode ser bastante estressantes.
Outro fator que influencia na felicidade do empregador é a relacionamento com a chefia. “Se você for incentivado a trabalhar em equipe, será mais fácil construir relacionamentos positivos com seus colegas de trabalho. Mas se espera que você trabalhe sozinho o tempo todo ou compita com os outros, a história é outra”, diz Waldinger em entrevista à NBC.