Saiba para onde vai o dinheiro arrecadado na Fontana di Trevi, a fonte que arrecada milhões em moedas em Roma
04 janeiro 2025 às 13h22
COMPARTILHAR
Todos os anos, milhões de turistas visitam Roma e passam pela Fontana di Trevi, um dos pontos turísticos mais famosos da capital da Itália. Construída durante a Roma Antiga, por volta de 19 A.C., o local é famoso pela herança historia e por sua arquitetura preservada. Ao mesmo tempo, ainda guarda uma tradição ao longos dos séculos.
Turistas aproveitam a visita e deixam moedas na fonte, conforme a crença do retorno à Roma. A ideia é que a moeda lançada simboliza o desejo de voltar à cidade eterna. O costume l remonta a uma prática antiga de que a água de fontes sagradas poderia ter propriedades mágicas ou espirituais, e lançar algo (como uma moeda) era uma forma de honrar essa água e pedir uma bênção.
Só que a tradição ficou reforçada na modernidade por conta de filmes. Por exemplo, a famosa cena do filme “La Dolce Vita” (1960), de Federico Fellini. Na cena, a personagem da atriz sueca entra na Fontana di Trevi com roupa e convida o seu parceiro para entrar junto. Além do longa “Three Coins in the Fountain” (1954), “A Fonte dos Desejos”, em português, que também possui uma música homônima de Frank Sinatra.
Em 2023, o local arrecadou R$ 12 milhões em moedas, receita que é de propriedade da administração municipal de Roma. O montante é utilizado para projetos de instituições de caridade na cidade.
Leia também:
Conheça destinos turísticos pouco visitados que buscam se tornar atração para estrangeiros