Uma acusação de plágio contra Luan Santana circula na Comarca de Curitiba, no Paraná, referente à música Morena, lançada em junho de 2021. Segundo a colunista Fábia Oliveira, uma “ação de reconhecimento de direitos autorais” foi ajuizada contra o cantor com denúncia de plágio de trechos da melodia do sucesso.

De acordo com o processo, a música de Luan Santana repeteria partes de melodia composta por Rodrigo Wesley, Léo Camaro e Will Shapter, na obra O Sorriso de Monalisa. A composição tem registros realizados em fevereiro de 2015 e maio de 2020. Os autores são representados pela empresa Inoveplay.

Leia também: Amigos há anos em Hollywood, atores consideram exame de DNA para descobrir se são irmãos

Dois anos antes do lançamento do sucesso de Luan Santana, a composição do grupo se tornou conhecida a partir de versão nas vozes da dupla sertaneja João e Maria. Diante disso, a ação apresenta áudios e vídeos das obras musicais individualmente, a fim de permitir a comparação das melodias acusadas de plágio por Luan Santana.

Junto com o processo, há também um laudo assinado pelo Maestro Evaldo Santos. O maestro, produtor e perito renomado da TV Globo, defende que não há originalidade na melodia da música de Luan, considerando que houve plágio da composição O Sorriso de Monalisa.

O processo foi ajuizado no dia 8 de fevereiro do ano passado e ainda aguarda a citação dos réus envolvidos.

Confira as músicas citadas no processo de plágio:

Composição lançada por Luan Santana, em 2021

Música gravada pela dupla João e Maria, com versão que teria sido alvo de plágio por Luan Santana