Lagarto de quase dois metros é encontrado dentro de quarto ‘descansando’
27 setembro 2024 às 19h36
COMPARTILHAR
Uma fêmea de lagarto teiú, com cerca de um metro e meio de comprimento, foi encontrada no quarto de uma casa na Vila Visconde de Mauá, no município de Resende, interior do Rio de Janeiro. A moradora, surpresa e assustada, acionou imediatamente os agentes ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que se deslocaram para realizar a captura do réptil. O caso ocorreu na tarde de quinta-feira (26).
Ao chegarem no local, os agentes do Inea encontraram o lagarto em estado calmo e o manusearam com cuidado, colocando-o em uma caixa de madeira para, em seguida, devolvê-lo à natureza. O animal foi solto em uma área próxima ao Parque Estadual da Pedra Selada (PESPS). Segundo os especialistas, o réptil apresentava sinais de possível gestação. “O abdômen dilatado sugere que ela estava prestes a parir”, explicou Carlos Dário, gestor do parque, ao jornal O Globo.
Dário ainda ressaltou que não é raro encontrar teiús em residências, especialmente quando estão à procura de abrigo para depositar ovos.
O lagarto teiú (Salvator merianae) é uma das maiores espécies de lagartos da América do Sul, presente em países como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Atingindo até 1,5 metro de comprimento, o animal se caracteriza por uma coloração preta e branca com manchas. Onívoro, alimenta-se de insetos, pequenos animais, ovos e frutas, e é capaz de se adaptar a diversos ambientes, incluindo áreas urbanas.
Leia também:
5 maiores cobras da região amazônica. Uma tem 8 metros. Confira as fotos