A gaúcha Inah Canabarro Lucas é a pessoa mais velha do mundo, de acordo com o site LongeviQuest. Nascida em 8 de junho de 1908, na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, ela tem 116 anos. A brasileira assumiu o posto após a morte da japonesa Tomiko Itooka, em dezembro de 2024.

Atualmente, Canabarro vive na Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, e leva uma rotina tranquila, segundo familiares e amigos ouvidos pelo portal G1. No Dia do Idoso, 1º de outubro, ela estava feliz quando perguntavam sobre a idade: “poucos anos. 116”, contava. A gaúcha também tem o título de freira mais velha do mundo.

Durante a vida, a gaúcha se tornou freira em Montevidéu, capital do Uruguai. Depois lecionou português e matemática no Rio de Janeiro. Em 2018, ela ainda recebeu benção  apostólica do Papa Francisco no seu 110º aniversário.

Apesar de dificuldades auditivas e visuais, ela ainda mantém uma rotina disciplinada, com horários fixos para acordar, comer, rezar e dormir. Seu sobrinho, Kleber Vieira Canabarro Lucas, contou para o Bom Dia Rio Grande que acredita que ela possui o segredo da longevidade. “Acho que a determinação de vida e de dedicação aos outros, além da espiritualidade”, contou.

Leia também:

Dia Nacional do Idoso: população acima dos 60 anos está cada vez mais presente no mercado de trabalho

Gracinha Caiado inaugura Centro Dia para idosos em Goiânia