É oficial! Dia do Pequi agora consta do calendário de Goiás
![Avatar photo](https://www.jornalopcao.com.br/wp-content/uploads/2022/07/cropped-jornalopcao-30x30.png)
30 agosto 2023 às 11h23
![](https://www.jornalopcao.com.br/assets/2017/11/Pequi.jpg)
COMPARTILHAR
Foi sancionada pela Governadoria uma matéria do deputado Gugu Nader (Agir) que institui em Goiás o Dia Estadual do Pequi. Trata-se da Lei Estadual nº 22.229, originalmente projeto de lei nº 1511/23, estabelecendo essa comemoração sempre em 23 de outubro, passando a constar no Calendário Cívico, Cultural e Turístico goiano.
A matéria foi aprovada em dois turnos na Assembleia Legislativa em agosto. Gugu afirma que o pequi é considerado a “estrela da culinária do Estado de Goiás”.
O fruto é nativo do Cerrado, largamente consumido pelos goianos, comumente encontrado em restaurantes regionais e disponível para venda nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), compondo boa parte da fonte de renda anual de “catadores” e comerciantes.
Época do pequi
O pequizeiro frutifica de outubro a março, e seu comércio é feito com pouco registro oficial, à base da informalidade. Faz parte da chamada economia invisível.
Novas festas no calendário
O deputado Bruno Peixoto (UB) apresentou uma série de projetos de lei com o objetivo de incluir eventos festivos no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, como a que trata do festival da Queima do Alho realizado anualmente no município de Amorinópolis. E a que pede a inclusão no calendário oficial do Festejo do Divino, realizado no município de Luziânia. Além dessas, Bruno solicita a inclusão no calendário das Festas: do Divino Espírito Santo de Itumbiara e em Louvor a Santa Ana, no município de Inhumas.