Em diversas regiões do país, o Dia de Reis é marcado também por tradicionais festas populares, com cortejos, músicas e comida. Foto: Agência Brasil

Comemorado de diferentes formas ao redor do mundo, o 6 de janeiro é popularmente conhecido no Brasil como o dia em que se desmontam os enfeites natalinos. Em diversas regiões do país, o Dia de Reis é marcado também por tradicionais festas populares, com cortejos, músicas e comida. Além de tudo isso, para os supersticiosos, essa é mais uma data para fazer rituais em busca de boa sorte para o ano que se inicia. Pensando em facilitar a vida dos leitores do Jornal Opção, fizemos um compilado com sete simpatias para atrair dinheiro e prosperidade para 2024. Confira abaixo as receitas e os materiais necessários.

A festa católica foi trazida para a América Latina pelos colonizadores portugueses e espanhóis e celebra o dia em que os três reis magos teriam visitado e presenteado o recém-nascido Jesus Cristo. A tradição foi incorporada no Brasil e, como era de se esperar, tomou por aqui suas próprias formas. Com variações de acordo com cada geografia, além dos reis Baltazar, Belchior (ou Melchior) e Gaspar, são também cultuados São Sebastião, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição. Os cortejos podem misturar ainda temas sacros e profanos (com elementos sincréticos). Além da popular simpatia de, em 6 de janeiro, comer romã e colocar três de seus caroços na carteira, para que não falte dinheiro ao longo do ano, existem outras.

A sensitiva Érica Dias explica que as simpatias não funcionam se pessoas as fazem sem boas intenções. “Tem que estar com o coração limpo. Sem mágoas, sem rancor e sem ódio. Tem que agradecer também”, acrescenta. Além disso, ela ressalta que só vale pedir coisas que trazem alegria. De acordo com a sensitiva, as melhores cores para se usar no Dia de Reis são o verde, o azul e o branco. “Pode usar com os detalhes em dourado que também remetem à prosperidade”, acrescenta.

1. Para boas energias

Faça essa simpatia para trazer sorte, amor, dinheiro, paz e o alívio de sofrimentos. Escreva com lápis no batente superior da porta de entrada da sua casa os nomes dos três reis magos (Baltasar, Gaspar e Melchior), um ao lado do outro. Depois, faça a seguinte oração para proteção da casa e sua família: “Assim como trouxeram luz para Jesus, que tragam boas energias para a minha casa, protegendo os meus familiares. Amém”.

2. Maçãs para garantir fartura

No dia 6 de janeiro, antes da meia-noite, sirva sobre uma toalha branca e nova quatro pratos com maçãs, uma para você e uma para cada rei mago. Coma a sua. No dia seguinte, dê uma nota de qualquer valor e uma das maçãs dos reis a uma criança, e outra nota e as duas frutas restantes a alguém que estiver precisando na rua. Deposite uma terceira nota de dinheiro na caixa de uma igreja e guarde uma nota na sua carteira até o final do ano. Quando chegar, você doa essa quantia e refaz a simpatia no próximo Dia dos Reis.

3. Atrair dinheiro para o comércio

No dia 6 de janeiro, coloque água em um pires com sete grãos de arroz, cubra com plástico e deixe ao lado da imagem dos três reis magos (pode ser de papel ou impressa), durante sete dias seguidos. Após esse período, jogue tudo no lixo. Coloque a imagem deles virada de costas para a porta principal da sua casa ou do seu comércio, pelo tempo que achar necessário.

4. Romã para amor e prosperidade

Você vai precisar de:
9 sementes de romã

Como fazer:
Primeiro, pegue uma romã e separe as nove sementes. Se concentre durante o processo, pedindo saúde, amor e prosperidade aos três reis magos. Separe as sementes em 3 montinhos de 3 sementes cada. Guarde 3 sementes na carteira, para atrair prosperidade. Outras 3 você engole. E as 3 que sobraram, você joga para trás repetindo os desejos de saúde, amor e prosperidade.

5. Romã para abundância no lar

Você vai precisar de:
6 sementes de romã
Nota de baixo valor

Como fazer:
No Dia dos Reis Magos, coma seis sementes de uma romã, separando os caroços. Enquanto come, repita: “assim como os reis magos presentearam Jesus Cristo, também haverão de me ajudar em tudo o que precisar. Que eu tenha prosperidade para ter e para dar”. Separe 3 sementes, embrulhe uma nota de baixo valor e deixe na sua bolsa. Coloque as sementes que sobrarem em sua gaveta de roupas. Deixe esses rituais intocados durante um ano, só se desfazendo da romã no próximo Dia dos Reis Magos. As sementes poderão ser jogadas no lixo e o dinheiro poderá ser usado normalmente.

6. Para proteção e atração de amor e prosperidade

Você vai precisar de:
16 moedas de qualquer valor
Linho branco
Fita de cetim amarela
Lentilha
Arroz
Imã

Como fazer:
No Dia dos Reis Magos, faça um saquinho de linho branco com 7 cm de largura e 12 cm de altura. Na borda, coloque uma fita de cetim amarela. Dentro do saco, coloque a lentilha, o arroz, as 16 moedas e o ímã. Em seguida, coloque a borda do saco em sua boca e faça os pedidos ali dentro. Depois, feche dando dois nós com a fita e deixe em um lugar alto, na entrada da sua casa.

7. Para proteger a casa

No Dia de Reis, coloque três dentes de alho (sem casca) dentro de um copo com água, atrás da porta de sua sala. Deixe lá e observe. Quando água começar a ficar turva, jogue ela na privada e dê descarga. Enquanto estiver transparente, mantenha o mesmo alho. Repita a simpatia ao longo do ano.

História

Os Reis Magos Belchior, Baltazar e Gaspar podem não ter sido reis e nem se sabe se eram mesmo três. Provavelmente, era um grupo de sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou apenas conselheiros que tinham conhecimento em astrologia. O caso é que o significado dos Três Reis Magos vai muito além dos fatos e da história.

De acordo com a lenda, o africano Baltazar, de 30 anos, o asiático Gaspar, de 15, e o europeu Belchior, de 40, foram os primeiros a visitar o menino Jesus. Eles descobriram que se tratava do nascimento de um rei por causa da Estrela de Belém, e antes mesmo de partirem em busca do Cristo, foram ao palácio do rei Herodes, em Jerusalém. Este, que nada sabia, sentiu-se alarmado e pediu aos magos que o encontrassem.

Os nomes deles já representam a importância do acontecimento: Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”, Belchior, “meu rei é luz”, e Baltazar, “Deus manifesta o rei”. Pretendia-se que eles representassem os reis de todo o mundo, então cada um era de uma etnia e idade diferente.

Os magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra. O ouro simboliza as riquezas e poder material, o incenso representa fé, espiritualidade e religião e a mirra a purificação e limpeza do espírito. É dos presentes dos Reis Magos que surge a tradição de troca de presentes no Natal ou fim de ano.

Oração

Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar! Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela divina estrela do céu.

Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a estrela da verdade.

E descobrindo a menino Jesus, para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes. Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica. Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja. Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.

(Fazer o pedido em silêncio).

Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos.

Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso senhor Jesus Cristo, o menino do presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!