Dois profissionais do Jornal Opção foram reconhecidos, nesta terça-feira, 2, na 4ª edição do Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo, iniciativa do Sistema OCB/GO que distribuiu R$ 100 mil em prêmios e destacou trabalhos voltados à divulgação do cooperativismo no Estado.

Na categoria Texto, a jornalista Catherine Moraes conquistou o 1º lugar com a reportagem “Cooperativas de habitação garantem imóveis até 40% mais baratos em Goiás”. Ela destacou que o tema escolhido buscou dar visibilidade a um modelo pouco conhecido de acesso à moradia.

A jornalista Catherine Moraes | Foto: Divulgação

“É sempre maravilhoso esse reconhecimento. A gente escolheu a temática de habitação justamente porque achamos que era um tema pouco explorado na imprensa. Descobrimos que, no caso de Goiás, é possível comprar um imóvel por até 40% menos do valor de mercado por meio das cooperativas. Nossa ideia era contar essa história e valorizar o papel dessas organizações. O primeiro lugar veio consagrar isso. Estamos muito felizes”, apontou.

Já na categoria Fotografia, o repórter fotográfico Guilherme Alves conquistou o 2º lugar. Em entrevista, ele ressaltou a importância do reconhecimento. “É muito importante esse tipo de reconhecimento para gente entender como alguém que sabe fazer, alguém que é bom. Geralmente a gente só faz as matérias, as fotos, e a gente posta, tem uma curtida, alguma coisa, mas nunca entende onde é que eu tô, será que eu sei fazer isso? Então, quando tem esse reconhecimento de alguma organização, a gente fica muito feliz. Tendo prêmio ou não, é bom saber que eu sei fazer”, disse.

O repórter fotográfico Guilherme Alves | Foto: Divulgação

O prêmio

O Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo é promovido pelo Sistema OCB/GO e tem como objetivo prestigiar e estimular jornalistas que atuam na divulgação das ações econômicas e sociais desenvolvidas pelas cooperativas. Nesta edição, foram contempladas cinco categorias e quatro temas principais: Habitação, Saúde, Crédito e Geral.

Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada por Dehovan Lima, editor de Publicações no Sistema Fieg; Juliana Gomes de Carvalho, gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg; e Gabriela Marques Gonçalves, professora da UFG e doutora em Comunicação Audiovisual.

Leia também:

MP abre investigação sobre viaduto da Jamel Cecílio após laudo apontar falhas

Pró-reitor da UFG rebate o argumento de que estudantes cotistas estariam ‘roubando’ vagas de candidatos da ampla concorrência

Alcolumbre suspende sabatina de Jorge Messias e acusa governo de atrasar indicação ao STF