COMPARTILHAR

A Apple apresentou nesta terça-feira, 9, o iPhone Air, novo modelo que chega como o mais fino já produzido pela empresa. Com apenas 5,6 mm de espessura, o aparelho é quase duas vezes mais fino que o primeiro iPhone, lançado em 2007 (11,6 mm), e mais compacto que o recém-anunciado iPhone 17 básico (7,9 mm).

Disponível para pré-venda a partir do dia 16, o Air será vendido nas versões de 256 GB, 512 GB e 1 TB, com preços entre R$ 10.499 e R$ 13.499 no Brasil.

Estrutura em titânio e mais espaço para bateria

Apesar da espessura reduzida, a Apple afirma que o modelo é o mais durável já produzido, graças à estrutura em titânio. O design eliminou a bandeja para chip físico, exigindo exclusivamente o uso do eSIM.

A companhia também deslocou a câmera traseira, o processador e o alto-falante para uma área em relevo chamada de “platô”, solução que permitiu ampliar o espaço interno destinado à bateria. O novo processador A19 Pro promete maior eficiência energética e suporte às redes sem fio N1 e celular C1X.

Câmera que “vale por quatro”

O iPhone Air traz apenas um sensor traseiro de 48 MP, mas que desempenha funções equivalentes a quatro lentes. A Apple chama o sistema de câmera Fusion. Já na parte frontal, o aparelho vem equipado com uma câmera de 18 MP para selfies, com o recurso Center Stage, que enquadra automaticamente todas as pessoas em uma foto ou vídeo.

Proteção e tela mais resistente

O aparelho possui proteção Ceramic Shield na traseira, com resistência quatro vezes superior ao vidro usado em modelos anteriores, e o novo Ceramic Shield 2 na tela, que, segundo a Apple, triplica a proteção contra rachaduras.

A tela de 6,5 polegadas tem taxa de atualização de 120 Hz, agora disponível em toda a linha, e oferece o maior pico de brilho já visto em um iPhone, facilitando o uso em ambientes muito iluminados.

Outras novidades

Além do iPhone Air, a Apple lançou a linha iPhone 17, novos Apple Watch e AirPods, além de anunciar descontos no iPhone 16 e a liberação do iOS 26, que chega aos usuários em 15 de setembro.

O iPhone Air será vendido nas cores azul, dourado, branco e preto.

Leia também: Apple adota tecnologias ultrapassadas e vende status (de modernidade)