O alpinista Kelston, um verdadeiro apaixonado pela natureza, viveu recentemente uma experiência que foi muito além de simplesmente apreciar o pôr do sol. Durante uma de suas expedições, ao escalar as paredes naturais do Parque Estadual Susquehanna Riverlands, na Pensilvânia, Estados Unidos, Kelston se deparou com algo extraordinário: um par de asas enormes e majestosas. Sem saber, ele estava prestes a salvar não apenas uma, mas duas águia-careca, que é o símbolo dos Estados Unidos.

A ave responsável por ilustrar a liberdade dos Estados Unidos após a declaração de independência da Grã-Bretanha agora precisava de ajuda para recuperar sua liberdade.

Suas asas estavam presas l Foto: Facebook / ravenridgewildlife

Ele notou que algumas pedras provavelmente estavam impedindo a ave de se libertar. Sem hesitar, entrou em contato com o Departamento de Conservação e Recursos Naturais da Pensilvânia (DCNR). Os guardas florestais responderam prontamente ao pedido de ajuda de Kelston, que, pela primeira vez, decidiu não completar a escalada, preferindo acompanhar o resgate da águia.

Quando a equipe de resgate chegou ao local acompanhada de Maryann, uma especialista em aves selvagens, descobriram algo ainda mais surpreendente: não era apenas uma águia presa entre as rochas, mas um casal.

Diante disso, foi solicitado mais apoio. Maryann pediu a ajuda de Tracie Young, uma reabilitadora de vida selvagem do Raven Ridge Wildlife Center. O maior receio de todos os envolvidos era que as aves tivessem as asas quebradas.

Com um trabalho conjunto, o resgate foi bem-sucedido e, antes do anoitecer, as duas águias já estavam acomodadas em caixas de transporte. A dupla foi encaminhada ao Raven Ridge, onde recebeu cuidados intensivos e foi testada para envenenamento por chumbo. Felizmente, apresentaram quadro de saúde estável, com apenas alguns arranhões e hematomas.

As aves foram soltas juntas l Foto: Facebook / ravenridgewildlife)

Com o tempo, os dois começaram a exibir comportamentos cada vez mais agressivos e a rejeitar os cuidados que recebiam, indicando que estavam prontas para retornar ao seu habitat natural. O dia da soltura emocionou a equipe de especialistas em conservação da vida selvagem.

As águias foram libertadas no Dia dos Veteranos, uma data de grande importância nos Estados Unidos, especialmente porque a águia-careca é o símbolo nacional do país. A escolha da águia-careca como símbolo dos Estados Unidos foi o resultado de um processo que envolveu os fundadores da nação logo após a independência.

Leia também:

Moradores registram sucuri de quase 7 metros em Goiás

Goiás na rota do tráfico de animais silvestres, crime que movimenta U$ 10 bilhões por ano

Verdades e Mentiras que podem afetar o seu pet