Zoológico de Goiânia permanece com sistema de bilheteria que possibilita fraude
07 janeiro 2018 às 13h05

COMPARTILHAR
Uma licitação para compra de catracas está em andamento mas não existe nenhuma previsão de quando o novo sistema começará a funcionar

Mesmo após a investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP-GO (Gaeco) que resultou na Operação Multigrana e revelou esquema para fraudar a emissão de bilhetes e desviar a verba dos ingressos, a bilheteria do Zoológico de Goiânia ainda permanece com o mesmo sistema.
[relacionadas artigos=”104799,107196″]
De acordo com a Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), uma licitação pra adquirir catracas e implantar um novo sistema de bilheteria está em andamento.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Goiânia, no entanto, informou que não existe nenhuma previsão de quando o novo sistema começará a funcionar.
As fraudes nos bilhetes, reveladas pela Operação Multigrana, só eram possíveis por causa da precariedade na organização da bilheteria que dificultava o monitoramento dos valores referentes aos ingressos do parque, pagos sempre em dinheiro.
Caso os bilhetes já utilizados fossem descartados de forma intacta, eram reaproveitados e “vendidos” novamente. Por outro lado, se os bilhetes fossem rasurados ou rasgados, fazia-se uma duplicação e reimpressão desse ingresso, devolvendo para o caixa, para contabilização do dinheiro a menos. Nos dois casos, os valores com a segunda venda dos ingressos ficavam com o grupo.
O esquema envolvendo agentes de dentro da Agetul desviava cerca de R$ 60 mil por final de semana de funcionamento, somente no Parque Mutirama, que atuava com o mesmo sistema de bilheteria. A estimativa é que o rombo nos cofres públicos chega a R$ 3 milhões por ano.