O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou nesta quinta-feira, 13, um vídeo nas redes sociais com críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Zema, Lula estaria “em modo avião” e “desconectado da realidade”. As declarações foram motivadas por falas do presidente em um evento realizado na última terça-feira, 11, em Betim (MG).

No vídeo, Zema afirmou que Lula tenta se apresentar como “pai dos pobres” e compará-lo a Getúlio Vargas, além de criticar a condução da economia federal. Ele também mencionou a ex-presidente Dilma Rousseff e responsabilizou os governos petistas pelas crises econômicas de 2015 e 2016, acusando o atual governo de repetir práticas como “gastança” e “irresponsabilidade fiscal”.

Na legenda da publicação, o governador ressaltou sua gestão em Minas, destacando o equilíbrio fiscal do Estado. O vídeo foi divulgado dois dias após trocas de críticas entre Zema, Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante o evento em Betim. Na ocasião, Zema responsabilizou o PT pela crise financeira de Minas, enquanto Silveira o acusou de ser o principal responsável pela dívida estadual. Lula, por sua vez, rebateu afirmando que a economia só voltou a crescer após sua volta à Presidência.