Zé Gomes é o candidato preferido e reeleição de Chico Balla vira segundo plano

Maioria dos políticos da base aliada não acredita na viabilização do atual mandatário — que só será candidato se Zé Gomes quiser

Entrevista Zé Gomes, presidente da Saneago Data: 30/04/13 Fotógrafo: Renan Accioly Local: Jornal Opção

Bem avaliado, políticos afirmam que se o ex-prefeito de Itumbiara, Zé Gomes, quiser ser prefeito, outros candidatos recuam | Foto: Renan Accioly / Jornal Opção

A reeleição do prefeito de Itumbiara, Chico Balla (PTB), pode estar comprometida. Não porque é mal-avaliada pelos eleitores, o que, de fato, parece ser, mas, sim, porque seu padrinho político e aliado é o preferido para o pleito de 2016.

Pelo menos é o que afirmam lideranças da cidade localizada no Sul goiano. Mesmo tendo a preferência na disputa, Balla pode ser preterido pelo ex-prefeito Zé Gomes. Apesar de não ter oficializado o desejo de concorrer, o discurso é uníssono: “Se Zé Gomes quiser, é o candidato a prefeito da base aliada”.

O Jornal Opção Online conversou com cinco dos 13 vereadores da cidade. O posicionamento de todos gira em torno da massiva aprovação de Zé Gomes. De acordo com vereadores, o ex-prefeito é um político querido e que aglutina.

Prefeito de Itumbiara, Chico Balla | Foto: Facebook

Prefeito de Itumbiara, Chico Balla | Foto: Facebook

Já o atual prefeito não tem sido muito bem avaliado. O presidente da Câmara, Edinaldo Pereira de Oliveira, conhecido como Dalminho (PSDB), afirma que uma última pesquisa realizada pelo Instituto Serpes mostrou que a administração Balla teve 27,4% de avaliações positiva, sendo 3,7% de “ótimo” e 23,7% “bom”. “Acho que para o momento de crise que passamos atualmente, os números estão bons”, disse.

Os parlamentares sustentam que, se Chico Balla tiver o apoio de Zé Gomes, ganha a eleição sem dúvida. “Qualquer nome que o Zé apoiar, ganha”, defenderam os vereadores Divino Olímpio dos Santos, conhecido como Bengala (PPS), Dalminho e Francisco Expedito (PTB).

O problema é a possibilidade de disputa entre Chico e Zé Gomes, caso ambos queiram disputar o cargo de prefeito da cidade. Vale lembrar que foi inclusive com o apoio de Zé Gomes que Chico Balla foi eleito. Os vereadores minimizam a questão. Dalminho, por exemplo, garante que a relação de ambos é a melhor possível, e que o apoio é mútuo. Entretanto, opina: “Acho que vai [à eleição] o Zé Gomes mesmo”, disse.

veres

Vereadores Dalminho (PSDB), Alcides (DEM), Bengala (PPS), Expedito (PTB) e Silviano (PTB)

Bengala garante que tudo no município “passa na mão de Zé Gomes”. “Foi o melhor prefeito de Itumbiara, não tem jeito. Não existe rixa entre o Chico e o Zé Gomes, existe uma parceria. Um apoia o outro”, garante, explicando que na cidade o grupo é liderado por Zé. “O grupo do Zé Gomes não perde a politica em Itumbiara. Quem ele apoiar, ganha”, concluiu.

Neste cenário, Silviano Rodrigues Campos (PTB) comenta que a avaliação de Zé Gomes é difícil de ser combatida. “Ele tem uma liderança inexplicável”, diz. De acordo com vereador, não está bem definido se será Chico ou Zé Gomes no pleito do próximo ano, mas garante: “Se ele falar que é candidato, não tem concorrente.”

O petebista explica que Chico Balla tem tentado corrigir os problemas de gestão, mas que a crise nacional dificulta a situação de todos. “Ele é muito bem intencionado”, diz. Dalminho também comenta que o momento vivido pelo país é ruim para todos os gestores, não só para Chico Balla. O parlamentar acredita que, na verdade, o cenário está bom, dentro do esperado, tendo em vista o cenário nacional. “Mas não tem jeito, o governo de Zé Gomes é diferenciado”, opina, e completa: “O Chico deu continuidade, mas não àquele vapor.”

O democrata Alcides lembra que existem alguns nomes do DEM que o senador Ronaldo Caiado pretende trabalhar para buscar a prefeitura de Itumbiara em 2016, mas garante: onde Zé Gomes está, o candidato tem mais chances de vencer.

Alcides ainda não tomou partido, e garante que ainda está esperando propostas na área da Saúde. O parlamentar, que deu nota 6,5 ao prefeito, reclama da gestão e afirma que a Saúde da cidade está precária.

O vereador Expedito (PTB), por sua vez, afirma que por pior que esteja, o prefeito tem buscado melhorar. Questionado se Chico consegue se reeleger, o vereador afirma que daqui até a época da eleição, o prefeito “ainda tem tempo para recuperar.”

Quando se fala em Zé Gomes, o posicionamento é o mesmo: “Se Zé Gomes falar que é candidato, não só o Chico como os outros vão recuar. A opção número 1 é o Zé. Não sendo ele, o Chico é o candidato natural.” Expedito ainda sustenta que Zé disse a ele que pretendia voltar à prefeitura. “É o nosso líder maior. E se for, ganha.”

Zé Antônio para a prefeitura?
Deputado é carta fora do baralho. Para os vereadores | Foto: Marcos Kennedy

Deputado é carta fora do baralho. Para os vereadores | Foto: Marcos Kennedy

O nome do deputado estadual Zé Antônio pode até estar sendo lembrado quando se fala em prefeitura de Itumbiara, mas não entre os vereadores da cidade.

O vereador Silviano (PTB) afirma que o nome do deputado não está no quadro para discussão. O petebista acredita ser improvável o jovem saia de seu primeiro mandato da Assembleia Legislativa para disputar a prefeitura do município.

Bengala, por sua vez, é ainda mais enfático: garante que o nome do deputado é descartado. “Ele não é viável. Tem muita gente mais forte”, afirma.

Deputado Álvaro Guimarães e o rompimento

No ano passado, o deputado estadual Álvaro Guimarães rompeu com o grupo de Zé Gomes, quando aliados decidiram apoiar a candidatura de Zé Antônio. Dalminho garante que, na época, fato ocorreu porque, em 2010, Álvaro garantiu que não disputaria mais cargo ao Legislativo estadual. “Ele disse que aquela seria a última candidatura dele a deputado. Aí começamos a trabalhar o nome de Zé Antônio, e ele voltou atrás.”

No fim das contas, ambos foram eleitos, e Itumbiara tem agora dois deputados representando a cidade. Mas o mal-estar ainda não foi solucionado. O vereador Dalminho acredita que Álvaro não volta ao grupo, que continuará na oposição.

Otimistas, outros vereadores acreditam na possibilidade de um grupo unido. Ultimamente, o deputado tem desconversado possibilidade de ser candidato a prefeito na cidade, mas sua posição não foi tomada ainda.

Para o vereador Bengala, foi um erro o rompimento do grupo de Zé Gomes com o deputado estadual. Expedito explica que, talvez com a interferência do governador Marconi Perillo (PSDB), os laços possam ser recuperados.

Gugu Nader e o apoio de Zé Gomes

Derrotado nas últimas eleições por Chico Balla, o político Gugu Nader (PPS) já garantiu que será candidato à Prefeitura de Itumbiara novamente. Durante  a eleição do diretório estadual do PSDB, em maio deste ano, o político sustentou que buscaria apoio de todos — inclusive de Zé Gomes. “Estou buscando apoio do Álvaro Guimarães, do Zé Gomes e até do governador”, disse na ocasião, quanto também chamou Chico Balla de “Chico Lento”.

Questionado sobre a possível junção de Gugu com o grupo do líder petebista, o vereador Expedido garante que nunca ouviu conversas nesse sentido. O parlamentar ainda ressalta que nas últimas eleições Gugu foi adversário do grupo.

Já Dalminho não descarta possibilidade. “Esse grupo é muito coerente. De repente, pode ter o Gugu. Quem sabe?” Bengala, por sua vez, tem uma teoria diferente. O vereador afirma que várias pessoas lançam o nome, afirmam que querem ser candidatos, na expectativa de fazer alianças.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mario Borges

Alvaro e Zé Gomes são amigos a muito tempo , vão fumar o cachimbo da paz e ai será escolhido o novo prefeito de Santa Rita do Paranaiba……