Zacharias Calil realiza cirurgia de separação de gêmeas siamesas da Bahia

Este é o 19º procedimento cirúrgico em siameses realizado pelo médico e deputado federal

Gêmeas siamesas nascidas em Salvador | Foto: Sesab

O deputado Zacharias Calil, que também é um médico de referência em separação de gêmeos siameses, irá realizar uma cirurgia para a separação das irmãs gêmeas siamesas nascidas em Salvador, na Bahia. O procedimento tem duração de cerca de 20 dias.

Nascidas na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, as crianças são filhas de uma jovem de 18 anos. Embora estejam em boas condições de saúde, uma delas possui uma cardiopatia detectada por meio de ecocardiograma.

A patologia se tornou um motivo para apressar a cirurgia de separação, no intuito que se evite um agravamento do estado de saúde e, consequentemente, uma cirurgia de urgência.

O caso das meninas foi encaminhado ao médico por Célia Brito, , cirurgiã que acompanha as gêmeas na Bahia. “Essa cardiopatia é um fator complicador, por isso a médica Célia Brito achou por bem indicar a cirurgia o mais breve possível porque pode-se ter uma complicação e precisar fazer cirurgia de urgência”, informou Zacharias.

O médico já participou de outros 19 casos de separação de gêmeos siameses. No entanto, apesar da experiência, ele esclareceu que o procedimento será de alta complexidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.