A exoneração de Jeferson Leite ocorre após dois meses de gestão

O Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas) tem novo presidente. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) escolheu Welmes Marques da Silva, que deixa o cargo de assessor técnico na Secretaria Municipal de Governo (Segov) para assumir o lugar que nos últimos dois meses foi ocupado por Jeferson Leite da Silva. A mudança foi publica em um suplemento do Diário Oficial do Município (DOM) na noite de terça-feira, 13.

O decreto N° 1.347 exonera Jeferson, que estava no lugar de Júnior Café desde o dia 4 de fevereiro, e nomeia Welmes. A troca de presidência ocorrida em fevereiro se deu após crise em clínica e banco de sangue particulares que prestam serviço ao plano de saúde que atende os servidores da Prefeitura de Goiânia. Na época, os hospitais também haviam suspendido os atendimentos aos usuários após cinco meses de atraso nos pagamentos. A crise no instituto gerou, inclusive, pedido abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar o atraso nos repasses. Também houve rumores de privatização do Imas. O que foi negado pela prefeitura.

Para contornar a crise, o então presidente do instituto decidiu que todos os prestadores seriam pagos de acordo com instrução normativa do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Jeferson chegou a apresentar aos vereadores uma planilha de pagamentos a prestadores de serviço do Imas. À época, ele disse que os meses de agosto e setembro de 2021 já foram liquidados e ainda esclareceu ainda que serviços de urgências e emergências estão atendendo normalmente. Em relação a atendimentos eletivos de consultas e cirurgias, destacou que as paralisações são pontuais.