Weintraub recebe advertência da Comissão de Ética da Presidência
28 janeiro 2020 às 13h54
COMPARTILHAR
Ministro da Educação quebrou o decoro ao comparar Lula e Dilma à cocaína encontrada em avião da FAB
Nesta terça-feira, 28, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República aplicou uma advertência ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. De acordo com a votação, o ministro faltou com o decoro do cargo. Weintraub comparou, em duas postagem no Twitter, os ex-presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff aos 39 kg de cocaína encontrados no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
“No passado, o avião presidencial já transportou drogas em maior quantidade. Alguém sabe o peso do Lula ou da Dilma?” disse em um comentário.
“Tranquilizo os ´guerreiros´do PT e de seus acepipes: o responsável pelos 39 kg de cocaína NADA tem a ver com o Governo Bolsonaro. Ele irá para a cadeia e ninguém de nosso lado defenderá o criminoso. Vocês continuam com a exclusividade de serem amigos de traficantes como as FARC” provocou em outra postagem.
O relator da denúncia, Erick Biill Vidigal, reconheceu infração do artigo terceiro do Código de Conduta da Alta Administração e alertou para que o ministro se atente aos padrões éticos em vigor.
De acordo com o Código, “no exercício de suas funções, as autoridades públicas deverão pautar-se pelos padrões da ética, sobretudo no que diz respeito à integridade, à moralidade, à clareza de posições e ao decoro, com vistas a motivar o respeito e a confiança do público em geral”.