Você está utilizando a Wikipédia da maneira correta?

O sistema do site permite que qualquer usuário faça alterações nos artigos  postados. Plataforma completou 15 anos na última sexta-feira (15/1)

wikipedia-reproducao-facebook

“Um artigo pode conter erros, contribuições equivocadas, defesa de algo, ou mesmo absurdos evidentes”, diz Jimmy Wales, um dos criadores do Wikipedia | Foto: divulgação / Reprodução: Facebook

A Wikipédia é mundialmente conhecida como uma fonte nada confiável de informações, visto que sua plataforma colaborativa dá abertura para que qualquer pessoa edite as informações que lá estão.

Ao mesmo tempo, o acesso gratuito e a facilidade de encontrar informações no site quando se usa motores de busca, como o Google e o Bing, fez deste site a enciclopédia preferida de estudantes, pesquisadores e até mesmo jornalistas.

Nesta semana em que o site completou 15 anos – na última sexta-feira (15/1), um dos criadores da plataforma, o americano Jimmy Wales, dá a dica para quem não quer abrir mão da facilidade oferecida pela Wikipédia e nem do acesso a informação de qualidade.

Segundo  Wales, a Wiki não deve ser usada como fonte primária de informação. Assim, leu um conceito, uma descrição e ficou com dúvidas? Você deve ir no campo de links e referências logo abaixo do texto e comparar com a informação do verbete.

Os responsáveis pelo site explicam que o material inserido na plataforma web não pode ser original. Ou seja, o Wikipédia funcionaria como uma consulta secundária. As informações no corpo do texto podem estar equivocadas ou não, basta verificar se as fontes citadas ao final da página são confiáveis.

Quem pode editar?

O sistema do Wikipédia utiliza o software livre de edição wiki, que permite tanto a colaboração quanto a gravação de histórico de alterações. Assim, se alguém apagou algum conteúdo acidentalmente ou de propósito é possível saber quando, quem foi e o que foi apagado para um possível resgate.

O licenciamento de todo conteúdo da plataforma está sobre Creative Commons, modelo de licença que flexibiliza os direitos autorais, permitindo parcialmente a reprodução e até mesmo edição, desde que se mantenha a citação dos autores.

Hegemonia

A Wikipédia tem versões em mais de 270 idiomas. De acordo com dados atualizados pela plataforma em janeiro deste ano, o inglês, primeiro idioma a ser implementado, é o que possui maior número de artigos escritos com mais de 5 mil caracteres.

O idioma Português, que inclui o Brasil, ocupa o 9º lugar em inserções de verbetes. Ao todo, a língua portuguesa contabiliza mais de 905 mil artigos, incluíndo aqueles menores de 5 mil caracteres. (Com informações da Agência Brasil)

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Epaminondas

“A Wikipédia é mundialmente conhecida como uma fonte nada confiável de informações” ― NENHUMA fonte de informação é confiável. Toda e qualquer uma, precisa ser passada num crivo crítico e averiguada. Daí ela se torna apenas mais ligeiramente confiável.

Mas o pessoal adepto do “mastigadinho” quer julgar fontes como confiáveis ou não, para pouparem o trabalho.