Viralizou: em Kiev, moradores fazem “barricada” com livros em janela

A imagem correu as redes sociais. Ucranianos dizem que a proteção é para evitar que estilhaços ou tiros entrem na casa

Foto postada em rede social mostra janela tampada com livros em Kiev | Foto: Reprodução

Cenas inusitadas e tocantes da guerra: em Kiev, uma foto tirada de uma janela de apartamento totalmente fechada por livros viralizou nas redes sociais, especialmente no Twitter e no Instagram.

O usuário Lev Schevchenko conta que viu a cena em seu bairro, Voskresenka, uma área residencial na região nordeste da capital ucraniana. Não há detalhes sobre quem reside no apartamento.

A justificativa para fechar uma janela com uma biblioteca inteira é o temor de disparos e fragmentos de bombas entrarem na residência. Outros moradores de cidades ucranianas fazem o mesmo, embora com outros artifícios.

A revista americana The New Yorker publicou o relato de uma família que também vive num subúrbio a leste de Kiev e igualmente usa livros para tampar as janelas. A jornalista e ativista cultural Lena Samoilenko vive com o marido, dois filhos e seus pais e contou o seguinte:

“O quarto das crianças tem uma boa parede interna resistente e a cama deles fica bem ao lado. Achamos que eles vão dormir lá. Então, naquele cômodo, colocamos livros nas janelas, para preencher toda a abertura. Felizmente, temos muitos livros, incluindo aqueles que nós publicamos. Isto é no caso de haver fogo de artilharia. Os livros impedem que os fragmentos entrem e também abafam o barulho. As pessoas recomendam usar sacos de areia para bloquear as janelas, mas não temos sacos de areia”.

* Com informações do portal G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.