Vinicultores catarinenses esperam produzir 1 milhão de garrafas de vinho em 2019
31 março 2019 às 11h05

COMPARTILHAR
A colheita das uvas já está acontecendo na região alta de Santa Catarina, a 900 metros de altitude, onde propicia vinhos e espumantes de boa qualidade

Uma geada forte ocorrida há quase dois anos ainda afeta os parreirais de uva na serra catarinense, e ainda assim, produtores de vinho esperam uma quantidade boa de produção para este ano. Nos vinhedos mais altos do estado, que estão 900 metros acima da altitude do mar, deve ser colhido mais de 1 milhão de quilos de uvas.
A associação Vinhos de Altitude informa que “vai colher mais do que o dobro do ano passado, que foi muito difícil”. Em propriedades no município de São Joaquim, espera-se colher 32 toneladas de uvas.
As vinícolas catarinenses aguardam produção de 100 mil garrafas de vinhos este ano – entre as maiores produtoras de SC – somando 1 milhão de garrafas produzidas em todo o estado.
Depois de colhidas e selecionadas, conforme explica a associação, as uvas vão para as vinícolas, onde passam por um longo processo de fermentação. Transformar a fruta em vinho branco, por exemplo, pode levar de 6 meses a 4 anos.