Vinícius Cirqueira avalia andamento da LDO, FCO e Reforma da Previdência

Se Reforma da Previdência recair sobre os Estados, parlamentar assegura que Alego está pronta para colocar a mão na “panela quente” 

O deputado estadual Vínicius Cirqueira (Pros) conversou com o Jornal Opção sobre alguns temas que assolam a política goiana. A lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma delas; haja vista que tramita de maneira prioritária na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Porém, um ponto do documento chamou atenção do relator da matéria, deputado Jeferson Rodrigues (PRB): o valor orçamento impositivo para 2020 veio em 0,6%, quando, na verdade, deveria vir 0,7%.

O parlamentar também falou sobre o Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) que se encontra em discussão em Brasília. Ao que tudo indica, há uma sinalização positiva para que se possa aprovar a medida requisitada pelo governador Ronaldo Caiado. A ideia do governador é que 30% deste fundo possa ser destinado à obras de infraestrutura. A secretária de Economia, Cristiane Schimidt, já chegou a declarar que repartir a verba não prejudica o setor privado.

Por fim, o deputado aproveitou, ainda, para manifestar seu posicionamento sobre a Reforma da Previdência – também em discussão no cenário federal – e a possibilidade da pauta chegar aos Estados e municípios. Veja a posição do parlamentar sobre cada um dos temas:

LDO

“Acredito que este foi apenas um erro formal por parte do Governo e que isso com certeza será corrigido. Trata-se de um acordo feito entre a base a oposição, então essa correção deve ser feita aqui mesmo na Alego”.

FCO

“Essa discussão precisa acontecer primeiro em Brasília para depois a gente aprofundá-la  aqui no Estado. (…) Isso precisa ser destravado e depois desse destravamento é que vamos debater mais profundamente aqui na Casa. A princípio, enquanto Brasília não decidir, a Alego permanecerá estática à essa questão”.

Reforma da Previdência

“A Casa está pronta pra discutir. Vejo a reforma como algo necessário para a salvação financeira do País. É logico que muitas questões que foram enviadas ao Congresso Nacional são totalmente desfavoráveis, mas a reforma é bem-vinda e será discutida. Sou a favor de que isso seja feito no âmbito nacional e que nela esteja incluso os Estados e municípios. Porém, isso ainda não está concreto. Temos visto caravanas de prefeitos e governadores que estão indo a Brasília em busca de uma solução. Tenho certeza que o Congresso terá bom senso em relação a isso e caso isso não seja feito por lá, a Alego esta pronta para colocar a mão nessa panela quente”

Uma resposta para “Vinícius Cirqueira avalia andamento da LDO, FCO e Reforma da Previdência”

  1. Laurencio Messias de Carvalho disse:

    A inclusão incluso dos Estados e municípios e muito importante, pois na medida que for definido um padrão vamos deixar de ter leis menores tramitando e causando desiquilibrio orçamentario, em especial para federações que menos arrecadam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.