O ex-presidente do Partido Social Democrático (PSD), Vilmar Rocha, é um dos políticos mais articulados de Goiás. Advogado e professor universitário e ex-deputado federal, ele tem se aproximado do Palácio das Esmeraldas, fortemente com Daniel Vilela (MDB), que pleiteia comandar o governo de Goiás a partir de 2026. Vilmar e Daniel se reuniram nesta quinta-feira, 9, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira para discutir a política goiana e nacional.

Daniel Vilela também se interessa nessa boa relação. Tanto que, há alguns dias, visitou o Rocha para um bate-papo. Nas redes sociais, Vilmar falou sobre o tema da conversa “política nacional e do Estado de Goiás. “Visitei hoje e levei meu abraço ao jovem governador em exercício, Daniel Vilela, retribuindo a visita que ele me fez há alguns dias”.

Hoje, Vilmar é vice-presidente do PSD, mas detém grande influência dentro do partido e dispõe de um grupo coeso e sempre pronto para segui-lo nas empreitadas políticas. Vanderlan Cardoso, por outro lado, ainda não formou seu grupo e busca no centro do poder em Goiás um aval para disputar a prefeitura de Goiânia como o ‘candidato da base.

É pouco provável, porém, que nessas ‘conversas’ a articulação tenha sido para fortalecer o nome de Vanderlan para a disputa na Capital em 2024.

A aproximação, então, tem mais lógica quando analisada para um futuro um pouco mais distante que 2024. Daniel, como vice-governador, é o candidato natural para suceder Ronaldo Caiado em 2026, e uma aliança com um partido forte nacionalmente e bem estabelecido em território goiano pode ser fundamental.

Leia também:

Como Vilmar Rocha prepara o terreno para 2024

Vilmar Rocha cobra Vanderlan a respeito de candidatura a prefeito de Goiânia: “precisa definir logo”