Vilmar Rocha assume secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Cidades na segunda (2/2)

29 janeiro 2015 às 11h24

COMPARTILHAR
Pessedista toma posse em solenidade no Palácio Pedro Ludovico, às 10 horas. Secima — como será chamada a pasta — é uma das dez supersecretarias do novo governo Marconi

A posse está marcada para as 10 horas, no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e a presença do governador Marconi Perillo (PSDB) está confirmada.
Derrotado ao Senado nas eleições de 2014, o pessedista assumirá a Secima (Secretaria de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente) — como será chamada a pasta.
Segundo ele, o desafio inicial será promover a integração de todos esses segmentos e que, por se tratar de uma secretaria estruturante, é preciso pensar em ações de médio e longo prazos, que primem pelo desenvolvimento associado à sustentabilidade.
“A meta conceitual é fazer uma cidade sustentável, e isso implica em meio ambiente, assuntos metropolitanos e infraestrutura associados. Aparentemente a infraestrutura seria uma área diferente da do meio ambiente, mas no âmbito da cidade não é, se você for fazer uma obra de infraestrutura ela tem que estar compatível com a preservação do meio ambiente, e isso mostra que não é apenas possível, mas que é acima de tudo necessário integrar esses conceitos”, explica ele.
Um dos focos será, ainda, encontrar soluções para os grandes problemas atuais, como da água, energia e mobilidade, que inclui o VLT, transporte intermunicipal e até mesmo um plano de desenvolvimento logístico para Goiás.
Vilmar Rocha também destaca que outra preocupação será a de garantir o crescimento ordenado e sustentável das cidades, garantindo infraestrutura e qualidade de vida.
A nova secretaria deverá buscar investimentos diversos, concessões, recursos federais e estrangeiros, além de Parcerias Público Privadas (PPP) para dar andamento às ações previstas no plano de governo.