Vilmar Mariano prepara aliados para plano B enquanto aguarda definição do MDB e de Mendanha
02 abril 2024 às 07h30
COMPARTILHAR
Na semana fatal para definir filiações, que se encerra no próximo sábado, 6, a pré-candidatura da base governista em Aparecida de Goiânia segue sem rumo. Embora em política não haja nada certo, até pouco tempo, a certeza no município era de que o prefeito Vilmar Mariano (MDB) seria o candidato com amplo apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e do ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB).
Mas a relação entre o atual chefe do Executivo aparecidense e o seu então “mentor”, Mendanha, azedaram. Gustavo insiste que a escolha do candidato do MDB em Aparecida será definida a partir de análises das pesquisas eleitorais. O que seria uma sinalização em desfavor do seu ex-vice-prefeito e atual sucessor.
Outro aceno foi a possível substituição da candidatura emedebista de Vilmar pelo ex-deputado federal Leandro Vilela – primo do vice-governador, com tentativa de costura de apoio do próprio prefeito. Segundo interlocutores, isso teria intensificado a ruptura entre Mariano e Mendanha.
Diante do dilema, isto é, sem perspectivas atuais no MDB, interlocutores de Vilmar destacaram que o prefeito prepara a base de apoio para a qualquer momento desembarcarem do projeto emedebista. As opções de partidos para filiação de Vilmar seriam: PRD, Podemos, Republicanos e PSD. Devem acompanhá-lo o PSB, Solidariedade, PT e outras siglas menores além de lideranças.
Em conversa com o Jornal Opção, Vilmar Mariano disse que a decisão deve ocorrer até a próxima sexta-feira. Apesar de ressaltar que não há agenda com o Caiado ou Daniel, o prefeito deve se reunir com o governador até quinta-feira, 5.
Indagado sobre a união da base em torno de si, Vilmar salientou que no último final de semana articulou a formação de pré-candidaturas. “Eu não tenho nenhum grupo. Eu tenho o grupo de Aparecida de Goiânia. O grupo é muito unido, inclusive o Gustavo faz parte deste grupo. Agora, a partir do momento que ele falar oficialmente que não vai apoiar, aí é outra coisa. Mas, na verdade, há muita especulação”, afirmou o prefeito.
Poder da máquina e gestão bem avaliada
Aliados de Vilmar reforçam que o prefeito tem todas as credenciais para o projeto de reeleição. Neste contexto, está no comando da máquina pública, ou seja, da Prefeitura, seria um excelente termômetro. O líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador Isaac Martins (PRD), pontua que a gestão de Mariano tem alcançado bons índices de aprovações e a maioria do apoio no legislativo, são quase 20 vereadores.
“Ele [Vilmar Mariano] está no caminho certo, tem feito o dever de casa. Vilmar, hoje, tem maioria dos vereadores na Câmara, de 25 vereadores, ele tem 19 vereadores na base, dos 19, nós acreditamos que 17 vão apoiar o Vilmar de forma incondicional. Hoje, o segmento evangélico já todo posicionado, todos já declararam apoio ao Vilmar de forma oficial. Vários ministérios e campos da Assembleia de Deus. O segmento católico também tem inclinado apoio ao Vilmar”, assinala.
Informações apuradas pela reportagem dão conta de que o governador irá se encontrar com líderes religiosos ainda nesta semana para definir a candidatura da base em Aparecida. De acordo com fontes, isso seria para sinalizar apoio a Leandro Vilela, mas, conforme um interlocutor do prefeito, a reunião pode se transformar em uma consulta, no qual os líderes poderão confirmar a tendência de apoio à reeleição de Vilmar. Os próximos dias irão determinar como a base seguirá no segundo maior colégio eleitoral de Goiás.
Leia também: