O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, talvez fique no MDB para disputar a reeleição à Prefeitura. Por outro lado, se o partido não bancar o atual prefeito para reeleição partidos como Podemos, PRD (antigo Patriota) e Republicanos já sondaram Vilmar. Segundo aliados tudo depende do alinhamento da base e do posicionamento do governador Ronaldo Caiado (UB), mas vale lembrar que em Aparecida o governador passou o comando das articuações para Daniel Vilela e Gustavo Mendanha.

Desde o ano passado Vilmar tem dado declarações de que será o candidato da base. Quando o prefeito voltou para o MDB em agosto do ano passado, foi depois de uma articulação em que garantiram que ele seria o nome do partido para o pleito deste ano.

Na sexta-feira, 22, Vilmar se encontrou com o vice-governador Daniel Vilela, que ainda estava como governador em exercício. O Jornal Opção mostrou que o presidente estadual do MDB deu um ultimato para que o prefeito de Aparecida resolvesse todos os problemas com o ex-prefeito Gustavo Mendanha e se viabilizasse. Havia uma reunião dos dois prevista para esta segunda-feira, 25, mas não aconteceu.

O prefeito aguarda uma reunião com o governador Ronaldo Caiado (UB), ainda sem previsão para acontecer, para que o assunto sobre o nome da base seja resolvido.

Outros paertidos cobiçam o nome de Vilmar

Vilmar Mariano se coloca como candidato, independentemente da posição da base aliada do governador. Um aliado do prefeito pondera que existem canais abertos e que ele tem opções para disputar o Paço Aparecidense, mas o chefe do Executivo tem o MDB como prioridade.

O Republicanos, presidido em Aparecida pelo ex-deputado federal Sandro Mabel, já sondou Vilmar e deixou o partido de portas abertas. A antiga legenda, atual PRD, do marqueteiro Jorcelino Braga também sondou o prefeito e deixou o partido de portas abertas. Embora interessado no nome do gestor municipal, o PT estaria descartado.

As duas legendas são fortes em Aparecida, por conta de suas lideranças. O Republicanos é o partido que mais cresceu nas últimas eleições, em 2022, e tem um fundo eleitoral volumoso para ser distribuído. Já o PRD tem a habilidade de Braga em fazer política e articular apoios.

Outro apoio já conquistado por Vilmar é do deputado federal Glaustin da Fokus, presidente estadual do Podemos. O parlamentar declarou apoio ao nome de Vilmar em Aparecida e o partido pode ser mais uma opção para o prefeito. Em novembro Glaustin realizou um encontro entre lideranças políticas e empresariais com a presença de 25 prefeito de Goiás. Foi uma grande demonstração de força política, na ocasião o governador Ronaldo Caiado também compareceu ao evento.

Um aliado do prefeito de Aparecida que já está no Podemos é o ex-deputado João Campos. Ele articula ser vice na chapa de Vilmar, mas ao mesmo tempo outras lideranças políticas pleiteiam a vaga.

Se não for candidato pelo MDB — que pode apresentar o ex-deputado federal Leandro Vilela para prefeito —, Vilmar Mariano ainda assim planeja ser candidato. É o recado que tem enviado para a cúpula emedebista.

Leia também:

Glaustin da Fokus formaliza apoio a Vilmar Mariano (MDB) em Aparecida de Goiânia

Daniel dá ultimato para Vilmar Mariano resolver conflitos com Mendanha e se viabilizar